Cascavel - Cinquenta mil pessoas estiveram domingo, no Parque Tecnológico da Coopavel, para acompanhar a missa de abertura e para passear pelo parque que recebe 600 expositores do agro do Brasil e do exterior. O Show Rural é o primeiro dos grandes eventos agropecuários do calendário nacional. A visita técnica será realizada desta segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Ao declarar a 37ª edição aberta, Dilvo Grolli disse que a tradicional missa de abertura é um momento especial para agradecer a Deus pela vida, pela produção de alimentos e para desejar êxito a um evento movido pelo entusiasmo e pelo trabalho de muitas mãos. “Queremos a presença de Deus em todos os momentos e que ele abençoe as tecnologias que geram produção e o trabalho dos agricultores que, com dedicação e amor, produzem com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”.
Dom Adelar Baruffi, arcebispo emérito da arquidiocese de Cascavel, presidiu a eucaristia e pediu a todos que rezassem pelo êxito do Show Rural e pela regularidade do clima e das chuvas. “Tudo vem do Alto e nada tem valor se não vier Dele”, completou o padre Rogério, um dos religiosos que acompanharam dom Adelar durante a celebração que reuniu, além de agricultores e convidados, autoridades do município e da região, entre eles o prefeito Renato Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Almeida, bem como presidentes de entidades e órgãos públicos.
Recorde
O primeiro dia do Show, ontem (10), registrou público de 56.510. A melhor marca anterior era da segunda-feira do evento de 2024, quando 55.356 pessoas compareceram ao parque tecnológico da Coopavel.
É SHOW
Fluindo
Quem precisou se deslocar para o primeiro dia do Show Rural se surpreendeu. Pela primeira vez na história, o fluxo de veículos seguiu normalmente e sem interrupções. Pelo menos isso foi possível observar pelo das 9h da manhã de segunda-feira. O que no passado levava horas, agora, foram necessários 5 minutos para vencer o percurso do Trevo Cataratas até a entrada do Parque Tecnológico Coopavel. Realmente, as mudanças implementadas surtiram os efeitos necessários. Vamos ver se assim será até sexta-feira.
Desafios
Os desafios do setor agrícola variam de acordo com o tamanho das propriedades, equipamentos disponíveis, tipo de cultura, região do país, entre outros. Cada empreendedor tem a sua necessidade e o Show Rural é uma excelente oportunidade para consultorias personalizadas. O evento tem como propósito difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, tornando a produção de alimentos no mundo cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental. Em 2024, a feira recebeu mais de 391 mil visitantes, 600 expositores, 160 empresas de inovação e gerou R$ 6,1 bilhões em volume de negócios.
História da soja
A Embrapa Soja está apresentando no Show Rural Coopavel 2025, uma linha do tempo com cultivares que marcaram a história da soja no Brasil. A exposição faz parte da Vitrine de Tecnologias da Embrapa e celebra tanto os 100 anos do primeiro plantio comercial no país quanto os 50 anos da Embrapa Soja, que serão completados em 2025. A mostra reúne 16 cultivares históricas, evidenciando como a pesquisa científica foi essencial para a adaptação da soja ao clima tropical. Segundo o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, a iniciativa destaca o impacto da ciência no desenvolvimento da oleaginosa.
Governadores
O governador do Paraná, Ratinho Junior e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, confirmaram presença no Show Rural na próxima quarta-feira. Eles participam também participam de um encontro na Casa Paraná Cooperativo, da Ocepar. Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar de crescimento e consolidação como um dos estados mais promissores do Brasil. Com um PIB de R$ 190 bilhões em 2024 e projeção de crescimento de 4,2% em 2025, o estado ocupa o terceiro lugar no ranking de liberdade econômica e se consolida como um dos melhores ambientes para investimentos e empreendedorismo.
Imprensa em peso
Mais de 200 meios de comunicação e mais de 500 jornalistas marcam presença em mais uma edição do Show Rural Coopavel. Destaque para a acolhida da competente equipe de Comunicação do Show Rural. No espaço, o jornalista tem tratamento VIP, com internet de qualidade, mesas com computadores, água e um saboroso café da manhã servido nas primeiras horas. O Show Rural costuma atrair profissionais da imprensa local, regional, estadual, nacional e até mesmo internacional.
AGENDA
TERÇA (11)
PREFEITO DE CASCAVEL
Sr. Renato Silva – Prefeito
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
Sr. Márcio Fernando Nunes – Secretário de Turismo
ACIC
Sr. Siro Canabarro – Presidente
Sr. Márcio Blazius – Vice-Presidente
OCEPAR
Sr. José Roberto Ricken – Presidente
FIEP
Sr. Edson José de Vasconcelos – Presidente
CNI
Sr. Edson Luiz Campagnolo – Vice-presidente
FEAPR
Sr. Cesar Veronese – Presidente
ITAIPU PARQUETEC
Sr. Irineu Colombo – Diretor Superintendente Itaipu Parquetec
Sra. Clerione Herther – Diretora Administrativo-Financeira
Sr. Eduardo de Miranda – Diretor de Negócios e Empreendedorismo
Sr. Alexandre Gonçalves Leite – Diretor de Tecnologias
Sr. Yuri Benites – Diretor de Turismo Itaipu
ITAIPU BINACIONAL
Sr. Rogério Meneghetti – Superintendente Energias Renováveis Itaipu Binacional
COMITIVA ARGENTINOS
Sr. Fabián Ré – Gerente de Marketing e Difusão da Cooperativa AFA
Sr. Ricardo Miranda – Agrônomo Regional 1 da Cooperativa AFA
Sr. Edgardo Grunfeld – FECOFE
Sr. Gustavo Adorante – Gerente Regional 4 da Cooperativa AFA
EMBRAPA SOJA
Sr. Alexandre Nepomuceno – Chefe-geral da Embrapa Soja
Sra. Carina Rufino – Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja
Sra. Roberta Carnevalli – Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja
CARPIL – ALAGOAS
Sr. Luciano Monteiro – Presidente
COMITIVA DE RORAIMA
Sr. Antônio Denarium – Governador de Roraima
Sr. Aluízio Nascimento, da Silva – Secretário de Atração de Investimentos
Sr. Márcio Grangeiro – Secretário de Agricultura, desenvolvimento e Inovação
Sr. Wagner Severo Nogueira – Presidente da Fundação de Meio Ambiente
Sr. Emerson Baú – Superintendente Sebrae Roraima
Sr. Coronel Ilmar Soares Costa – Secretário Casa Militar
COMITIVA DE RONDÔNIA
Sr. Gean Carlos Ferrari – Vice-presidente da Cooperativa COAPRUJAR
Sr. Ênio Roberto Milani – Superintendente do MAPA
Sr. Dante Luiz Hahn – Diretor Operacional Sicoob Credisul
Sr. Jorgelene Nazaré Alexandre de Matos – Gerente de Relações Institucionais Sistema OCB
Sr. Rafael Firmino – Superintendente de Crédito Sicoob Credisul
Sr. Laércio Pecini – Gerente de TI Sicoob Credisul
Sr. Paulo Henrique – Diretor de Negócios da Coopama
Sra. Carolina Brasil – Conselheira Fiscal OCB
PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO
Alci Rotta Júnior