Agronegócio

Coofamel comercializou 200 toneladas de mel em 2020

Mesmo em meio a pandemia, cooperativa bateu recordes na venda do Mel do Oeste do Paraná, que tem a Indicação Geográfica

Coofamel comercializou 200 toneladas de mel em 2020

A Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná), de Santa Helena, reuniu no último sábado (13) os cooperados em uma assembleia diferenciada. Realizado de forma 100% online, o encontro apresentou os resultados de 2020 e as perspectivas para 2021. Segundo o presidente da cooperativa, Antônio Schneider, o balanço, no geral, é positivo.

“Vivemos um período de reestruturação e 2020 foi o ano de reerguer a cooperativa. As condições foram favoráveis com o dólar em alta para a exportação. Tivemos, portanto, uma das melhores movimentações financeiras de toda a história e a comercialização passou de 200 toneladas de mel”, observa Antônio. O dirigente lembra de uma parceria com o Governo do Paraná, onde cooperados também puderam comercializar hortifruti para os kits que foram entregues em substituição da merenda escolar, no período de cancelamento de aulas presenciais.

Durante o ano, outras ações também foram destaque, como a parceria com o Sebrae/PR. Com ela, a Coofamel fez um novo planejamento de comunicação e reestruturou questões importantes na gestão administrativa e financeira da cooperativa.

“Iniciamos o grande projeto de mídia com elaboração de um novo site e entrada em redes como Instagram, Facebook, LinkedIn e Google. No mesmo período, também fizemos a remodelação dos rótulos e embalagens”, acrescenta o presidente.

Outro resultado que foi apresentado na assembleia diz respeito aos investimentos na sede: a partir da consultoria com o Sebrae/PR, a cooperativa percebeu a necessidade de fazer adequações na unidade de Santa Helena a fim de obter o Selo SIF definitivo (Serviço de Inspeção Federal).

“Com toda a certeza, 2020 foi um ano de virada para a Coofamel. Nessa Assembleia, foram apresentados resultados significativos que vão impactar diretamente na expansão de mercado da cooperativa”, analisa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.