Refresh

This website oparana.com.br/politica/coluna-contraponto-do-dia-21-de-setembro-de-2018/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Política

Coluna Contraponto do dia 21 de setembro de 2018

“Não se pode vender aquilo que não é seu”, diz Cida Borghetti

A governadora Cida Borghetti disse nessa quinta-feira, 20, que a Ilha das Cobras será um parque ambiental com uma escola do mar. Questionada se a decisão é uma resposta ao candidato Ratinho Junior que afirmou que venderá a ilha, Cida respondeu: “É que ele [Ratinho Junior] não tinha conhecimento – e olha que foi secretário de Desenvolvimento Urbano no Governo Beto Richa – de que a Ilha da Cobras não é do governo do Estado, a Ilha das Cobras é da União. Como você vai vender aquilo que não é seu?”, perguntou Cida, numa entrevista à rádio Jovem Pan. “Antes mesmo do período eleitoral já tínhamos feito todos os estudos, a solicitação ao governo federal da autorização de transformar [a ilha] em parque estadual e também em uma escola do mar, possibilitando cursos aos pescadores que lá estão e também aos universitários e a população conhecerem aquela área ambiental que é extraordinária. Eu não sei qual era o interesse de vender uma coisa que não é do estado”, completou Cida.

Ufa! Mais um dia

Se até esta sexta-feira o ministro Luiz Fux, do STF, não mudar a decisão do colega Gilmar Mendes que liberou o ex-governador Beto Richa das prisões temporária e preventiva, ele pode respirar aliviado. Mesmo com o recurso impetrado pelo Ministério Público do Paraná, Beto não voltará para a prisão. De acordo com a Lei Eleitoral, nenhum candidato pode ser preso ou detido entre os 15 dias que antecedem a votação e as 48 horas posteriores.

Alvaro X Bolsonaro

Segundo o site O Antagonista, após ouvir pedido de um eleitor para que colaborasse com o deputado, o presidenciável do Podemos reagiu: “Deus me livre! Vocês querem destruir o Brasil? Isso [Bolsonaro] não sabe nada, isso é um bandido! Trinta anos [no Congresso], só fez pra ele e pra família. [Não fez] Nada! Isso é um vagabundo total! E ele tá quase morto. Tá quase morto. Não ganha [de] ninguém no segundo turno. Vocês estão enganados, vocês estão enganados. E eu tô bravo, eu tô bravo.”

Operação Piloto

Já se sabe quem é o juiz federal que vai substituir Sérgio Moro na condução do inquérito que investiga o caso da PR-323: é o juiz Paulo Ribeiro, da 23ª Vara Federal Criminal – o mesmo já responsável pela Operação Integração, que investiga irregularidades na concessão que o consórcio Econorte/Triunfo mantém na BR-369. Neste caso, o MPF descobriu superfaturamento das tarifas de pedágio também com farta distribuição de propinas a agentes públicos, dente os quais o ex-diretor do DER Nelson Leal Jr, que ficou preso por três meses, negociou delação premiada, entregou bens e hoje cumpre domiciliar. A distribuição da Operação Piloto para o mesmo juiz da Integração dá até mais coerência na condução conjunta de ambos os casos, já que há conexões entre os grupos do governo Richa que atuaram neles. A pergunta é: que vantagem maria levou com a insistência da defesa de Richa de se livrar de Moro?