Santa Helena – O oeste do Paraná abre neste fim de semana a temporada de verão com boas expectativas. A expectativa é ultrapassar a marca de 1 milhão de visitantes entre as prainhas que margeiam o Lago de Itaipu e o consagrado setor turístico de Foz do Iguaçu.
O primeiro balneário é o de Santa Helena, que preparou atividades que marcam o início de uma extensa agenda já nesta sexta, no sábado e no domingo. São três dias de comemoração para marcar o principal período para o turismo local nesta que é considerada a principal praia na Costa Oeste.
Deverão passar por lá, somente neste fim de semana, cerca de 10 mil pessoas. A programação se estende até abril do ano que vem com a expectativa de estrutura lotada todos os fins de semana e, principalmente, durante as férias escolares.
Além da abertura das festividades, o ponto-alto da programação será a virada de ano. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Airton Luis Oberger, a programação está sendo organizada e o réveillon promete atrair cerca de 30 mil pessoas com programação gratuita, a exemplo dos shows deste fim de semana.
O Município não trabalha com expectativa oficial de público para toda a temporada, mas, para ter controle desses números, a prefeitura fará uma espécie de censo daqueles que passarem pela orla.
Para oferecer boas condições aos frequentadores, a semana foi de muito trabalho para deixar tudo organizado. A aposta é que, como a economia não reagiu como o esperado, muitos visitantes da região e mesmo do Paraguai que estão em busca de uma praia, mas com o dinheiro contado para longas viagens, aproveitarão a estrutura mais próxima de casa.
“Acreditamos que muitas famílias da região aproveitem a nossa estrutura para passar férias e estamos preparados para recebê-los”, destacou o secretário, ao lembrar que, para este fim de semana, todos os quiosques já foram reservados, a exemplo de hotéis e pousadas, que estão lotados.
A Banda Paralamas do Sucesso fará um show neste sábado à noite com acesso gratuito. As obras de melhoria na infraestrutura, que vão passar dos R$ 9 milhões e são executadas em parceria com Itaipu Binacional, param agora sobretudo os trabalhos mais pesados.
Praia voltada para a família
A partir deste fim de semana e pelos próximos 30 dias, o período de verão terá abertura gradativa nas praias beira Lago de Itaipu.
Em Porto Mendes, em Marechal Rondon, a temporada só começa daqui a um mês, provavelmente em 15 de novembro, justamente porque as obras em parceria com a Itaipu Binacional – que somam cerca de R$ 4,8 milhões – estão em andamento.
O secretário de Indústria e Comércio, Sérgio Marcussi, lembra que o foco continua sendo as famílias, com estrutura voltada para reunir adultos e crianças.
A programação deste ano envolverá fim de semana de acampamento de pais e filhos, cujo objetivo é resgatar brincadeiras e cantigas antigas, estreitando laços familiares. Mas essa programação ainda está sem data definida. “Toda nossa estrutura está sendo preparada para isso. Porto Mendes será, inclusive, a única praia da região com captação e tratamento de esgoto. Também faremos pistas de caminhada e ciclovias, um píer flutuante e faremos a troca de toda a iluminação, com luzes de led”.
Devem passar por Porto Mendes mais de 40 mil pessoas em toda a temporada.
Aposta no turismo termal
A grande anfitriã regional continua sendo a internacional Foz do Iguaçu, consagrada como uma das cidades mais visitadas em todo o Brasil.
Órgãos ligados ao setor hoteleiro e de turismo estimam que um terço dos turistas do ano passem pela cidade nestes próximos meses, com as festividades de fim de ano já tradicionais e no auge das férias escolares, a partir de 15 de dezembro até o mês de fevereiro.
A cidade conta com uma megaestrutura hoteleira, com cerca de 30 mil leitos distribuídos em mais de 110 hotéis e pousadas. A expectativa é para que esta temporada seja uma das melhores dos últimos anos, também atraindo muitos turistas da região no chamado roteiro rodoviário.
Além das atrações já conhecidas, como o Parque Nacional do Iguaçu com as belas Cataratas, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, a Argentina, o Paraguai, a Itaipu Binacional, o turismo gastronômico, o Município trabalha pesado para a divulgação do turismo termal, com um complexo já em atividade e um grande parque a ser inaugurado no início de dezembro.
Somadas as opções, são esperados para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro lotação acima dos 90%.