A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) registrou aumento de 2,4% nas vendas de pneus no terceiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Foram comercializadas 15,7 milhões de unidades de pneus, contra 15,3 milhões no ano passado.
“Apesar de registrar um pequeno crescimento no terceiro trimestre deste ano, o resultado poderia ter sido melhor. A instabilidade no contexto político e econômico vivenciada no período impactou o mercado como um todo, e sentimos isso principalmente no mês de setembro, quando registramos queda de 4% em relação a agosto”, comenta Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.
No mercado de reposição foram vendidos 11,5 milhões de pneus no terceiro trimestre de 2018, 1,4% a menos ante o mesmo período de 2017, com 11,7 milhões de unidades negociadas. Já em relação aos equipamentos originais, destinados a montadoras, foram comercializados 4,1 milhões em 2018, contra 3,6 milhões de 2017, um acréscimo de 14,9%.
“Mesmo com o aumento na comercialização de pneus para montadoras, houve um impacto negativo no mercado de reposição nesse trimestre, que se deu principalmente pela redução nas vendas no mês de julho”, completa Klaus Curt Müller.