Cotidiano

Cettrans realiza fiscalização de veículos do transporte escolar urbano

Ao todo, 83 ônibus devem passar pelo pátio da rodoviária, onde a inspeção é feita

Cascavel – Teve início na segunda-feira (20) a vistoria no transporte escolar urbano. Até sexta-feira, vans e micro-ônibus que fazem o transporte escolar em Cascavel passarão pela inspeção realizada pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito). Ao todo, 83 ônibus devem passar pelo pátio da Rodoviária de Cascavel, onde a inspeção é feita por meio de agendamento.

“Após o agendamento, a vistoria é feita em oito ou nove veículos por hora”, explica o encarregado do setor de transporte, Claudinei Andrade, sobre o cronograma para atender todos os motoristas até o fim desta semana.

Diferente da vistoria do transporte escolar rural, onde uma única empresa é responsável pelos ônibus, o transporte urbano é feito por diversas pessoas físicas ou jurídicas que participaram de licitação.

“Cada proprietário tem que ter o seu alvará. Se constatada alguma irregularidade, eles devem fazer o ajuste até o dia 31 de julho”, disse.

Porém, como a rede estadual de ensino não teve férias e ainda nesta semana a rede municipal volta às aulas, o motorista que tiver alguma irregularidade poderá continuar circulando até fazer o ajuste.

Assim como o transporte escolar rural, são avaliados itens como abertura de janelas, cinto de segurança, funcionamento do tacógrafo, pneus, extintores, entre outros.

“Essa licitação vence no ano de 2016, quando então deve ser aberto outro edital para o ano de 2017, com a possibilidade da abertura de mais vagas”. No ano passado, havia 81 veículos de transporte escolar urbano em Cascavel, e neste ano o número é de 83.

(Com informações de Nathalia Lehnen)