Cascavel – Teve início ontem e segue até o dia 28 de abril o prazo para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Em Cascavel, a estimativa da Receita Federal é receber 56 mil declarações.
Neste ano, novas regras foram incluídas ao processo. Entre as inovações está a atualização automática do programa gerador de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física PGD IRPF. Agora é possível atualizar a versão do aplicativo sem a necessidade de baixar o programa.
Além disso, em relação à inclusão de CPF para dependentes na DIRPF, a obrigatoriedade passa a ser a partir dos 12 anos ou mais, completados até a data de 31 de dezembro de 2016. A entrega da declaração também poderá ser feita sem a necessidade de instalação do Receitanet.
Por meio do programa Estadual Declare Certo, o Sescap-PR fará ação no dia 31 de março para esclarecer a população sobre a declaração correta.
Alguns dos erros mais comuns que levam os contribuintes a cair na malha fina são: omissão de renda, despesas médicas sem a comprovação com recibos e gastos com a educação dos filhos, somente com o que está inserido no sistema oficial de ensino.