Cotidiano

Carne Fraca: Maggi ameaça suspender importações chilenas em caso de embargo ao Brasil

INFOCHPDPICT000065868237BRASÍLIA – Apesar de afirmar entender as suspeitas dos países estrangeiros em relação aos 21 frigoríficos sob investigação na Operação Carne Fraca, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, subiu o tom em relação ao comunicado do Chile. Segundo ele, ainda não ficou claro se o país quer embargar toda a carne brasileira ou apenas das unidades investigadas. Ele disse, no entanto, que, caso o Chile opte por um embargo geral, o Brasil poderá suspender importação de produtos chilenos.

Maggi afirmou ? e repetiu ? que tem a autorização do presidente Michel Temer para ter uma ?reação mais forte? com o Chile para ?proteger o mercado brasileiro”. Segundo ele, as relações comerciais, muitas vezes, têm que ser feitas dessa forma, ?a cotoveladas?.

? Nós temos nossos pontos de argumentos e vamos argumentar. Nós somos grandes importadores dos produtos do Chile, como peixes, frutas e maçãs. Os produtores brasileiros vivem reclamando que nós deveríamos criar barreiras para fazer isso. Comércio é assim, não tem só bonzinho no comércio. O comércio tem que ser feito, muitas vezes, à cotoveladas. Se eu tiver que ter uma reação mais forte para proteger o mercado brasileiro, eu farei com toda tranquilidade.