Cotidiano

Por ausência de deputados, comissão deixa de votar projeto do pré-sal

BRASÍLIA – Por falta de quórum, foi cancelada nesta quarta-feira a sessão da comissão especial da Câmara que votaria o parecer do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) em favor do fim da exclusividade de operação da Petrobras em campos do pré-sal. O governo conta com a aprovação desse texto, que já passou pelo Senado, para publicar ainda este ano o edital da 14ª rodada de campos de petróleo.

O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), presidente da comissão especial, disse que a falta de quórum se deu pela chamada de ordem do dia que levou os deputados da comissão para o plenário da Câmara. Isso teria ocorrido de maneira inesperada, em razão da sessão que ontem avançou até a madrugada.

? A pauta é estratégica para o governo ? disse Coimbra, para quem cerca de dois terços da comissão é a favor do projeto de Aleluia, o que asseguraria sua aprovação.

Na sessão, os deputados do PT e do PCdoB ameaçaram obstruir a votação, se houvesse quórum de deputados. Eles estavam acompanhados de manifestantes e representantes sindicais contra a aprovação do texto de autoria do chanceler José Serra.

Coimbra convocou uma nova sessão da comissão especial para as próximas segunda-feira e terça-feira, mas ele acredita, porém, que a votação na comissão só ocorrerá no dia 28 de junho. O texto ainda terá de passar pelo plenário da Câmara, para seguir a sanção presidencial.