LOS ANGELES Pela primeira vez os jogadores de “The Sims” terão mais do que duas opções para definir os gêneros de seus personagens. Uma atualização gratuita, disponível nesta quinta-feira, para The Sims 4 remove as barreiras de gênero e permitirá a criação de personagens com qualquer tipo físico, voz, etc.
“The Sims 4” e versões anteriores da série de jogos que já existe há 16 anos restringiam roupas específicas, estilos de cabelo e outras opções estéticas a personagens masculinos ou femininos e acabavam modificadas de forma não oficial por muitos jogadores.
Em nota, o estúdio Maxis, disse que pretendia permitir que os jogadores criassem personagens com os quais eles se identifiquem ou se relacionem através das poderosas ferramentas com as quais eles influenciam o gênero, idade, etnia, tipo de corpo, entre outros.
A produtora-executiva de “The Sims 4″, Rachel Franklin, disse por email à Associated Press que os desenvolvedores estavam trabalhando há mais de um ano na modificação. Ela afirma que agora os Sims femininos podem usar ternos masculinos como Ellen (DeGeneres), e os masculinos saltos altos, como Prince”.
Franklin também notou que agora os jogadores podem modificar o gênero de seus Sims a qualquer momento e especificar se eles podem se reproduzir com outros personagens. Segundo ela, a Maxis trabalhou com a GLAAD, grupo de defesas dos direitos LGBT, para criar a atualização.
Criar a possibilidade de uma maior diversidade de gênero no mundo de The Sims' é um desenvolvimento animador”, disse Nick Adams, diretor da GLAAD. “Foi um prazer trabalhar com esses desenvolvedores que estavam comprometidos em criar personagens que reflitam de forma mais precisa o mundo onde vivemos hoje.
A franquia traz a possibilidade de relação entre personagens do mesmo sexo desde sua estreia, em 2000, mas os jogadores que queriam núpcias virtuais para seus Sims precisaram esperar até o lançamento de “The Sims 3”, em 2009. “The Sims 4” foi lançado em 2014.