Cotidiano

Em ato no Rio, Dilma critica governo Temer: 'não representa diversidade do país'

dilma-em-ato-no-rioRIO ? A presidente afastada Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira, em ato de mulheres na Praça Quinze, no Rio, que o governo interino de Michel Temer dá um mau exemplo ao nomear para a Secretaria das Mulheres a ex-deputada Fátima Pelaes, que já se manifestou contra o aborto mesmo em caso de estupro. Dilma também criticou a ausência de mulheres e negros no primeiro escalão.

? É um governo de velhos, homens, brancos e ricos que não representa a diversidade desse país ? disse Dilma.

Ela citou o estupro coletivo ocorrido no Rio e a proibição, no Country Clube, de babás usarem o mesmo banheiro que as sócias.

? Neste momento em que ocorreu um estupro coletivo, nos enchemos de vergonha. Um governo ilegítimo, usurpador, é um mau exemplo. Nós, mulheres, nos sentimos menos seguras quando um governo não é capaz de colocar em seu primeiro escalão mulheres e negros ? afirmou a presidente afastada.

Houve um princípio de tumulto quando manifestantes e a segurança da presidente afastada tentaram impedir a passagem de uma mulher que gritava palavras de ordem contra Dilma.

? Solta ela ? disse Dilma, interrompendo seu discurso.

A presidente afastada voltou a acusar Temer de esvaziar os programas sociais:

? É estarrecedor o que tem acontecido nos últimos vinte dias. Jamais pensei que assistiria alguém ameaçando o Bolsa Família, questionando todas as conquistas na área da educação e da saúde. Não imaginava ser possível alguém querer extinguir o Ministério da Cultura.

Mais cedo, Dilma fez uma visita ao governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão, no Leblon, na Zona Sul do Rio. A presidente afastada foi recebida pela primeira-dama, Maria Lúcia Horta Jardim, na entrada do prédio onde mora o governador e ouviu gritos de “fora, Dilma” e “desgraçada”. A presidente afastada chegou por volta de 17h30m, escoltada por policiais e não falou com a imprensa. Dilma ficou uma hora com Pezão e deixou o prédio do governador, sem dar entrevista. Limitou-se a dizer que Pezão está muito bem. O governador está em tratamento contra um linfoma não-hodgkin, o mesmo que Dilma já teve.