Cotidiano

Oficina Social de Teatro se muda para o Centro de Niterói com novidades

2016 913077585-201605311129417204.jpg_20160531.jpg

NITERÓI – Há 16 anos em Niterói, a Oficina Social de Teatro (OST) acaba de se despedir do espaço que ocupava em Icaraí para inaugurar, hoje, a nova sede no Centro. A entidade deixa as duas salas que usava para ocupar um prédio de três andares.

? Antes, tínhamos 90 alunos. Agora, esse número subiu para 150 e esperamos que ele aumente mais. As inscrições para o segundo semestre já estão abertas ? diz José Geraldo Demézio, fundador da OST.

Com cerca de 55% dos alunos vindos de São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses, Demézio garante que a mudança foi também uma questão de estratégia e logística.

? O acesso ao Centro é mais fácil do que para Icaraí. A nova fica perto das barcas e de pontos de ônibus. A localização facilita o acesso a pessoas que queiram fazer um curso de teatro que lhes permita tirar o registro profissional ? explica o empresário.

Além das aulas de iniciação teatral e da formação de atores, que já aconteciam no antigo espaço, serão oferecidos cursos de artes em geral e workshops. Entre as novidades estão o ateliê de criação cênica e as oficinas de iluminação, de cenário e de maquiagem. Demézio afirma que um bom ator tem que saber fazer tudo.

? O conceito de escola e fábrica veio da necessidade de reunir num mesmo lugar atividades de formação e o ateliê de criação cênica, que será responsável pela produção dos espetáculos da escola e da companhia Fábrica OST ? adianta Demézio.

No espaço também serão realizados eventos culturais. No primeiro mês já será realizado o Sarau Cênico da OST, com apresentação de cenas teatrais, poesia e música. Em setembro, a entidade promove um evento de música e, até lá, a fachada com um grafite feito por Tarso Gentil convida os traseuntes a entrarem no prédio para ver as telas produzidas pelo artista e instaladas nos corredores da construção. Demézio conta que o visual externo será remodelado ao menos uma vez por ano.

? Essa é uma das grandes novidades. Temos um escritório de produção e iremos organizar eventos ligados ao universo das artes cênicas. Como os corredores são largos, de tempos em tempos vamos ceder o espaço para artistas exporem obras, fotografias, pinturas, entre outros ? revela o niteroiense.

O prédio de três andares, localizado Rua Saldanha Marinho 14, é dividido em três grandes salas de ensaio, uma sala de apresentações com capacidade para receber 50 pessoas e um pequeno bistrô que será instalado na varanda.

? Teremos uma estrutura para que o aluno passe mais tempo conosco, além de termos mais produtos para oferecer. Antes, não tínhamos espaço suficiente nem em nossa recepção ? relembra Demézio.

Os matriculados nos cursos que começam em julho terão desconto na mensalidade. A grade está disponível em www.ofsocialdeteatro.com.