RIO – A candidata à prefeitura do Rio Jandira Feghali (PCdoB) calculou, na manhã deste sábado, que os eleitores que declararam a intenção de votar nulo, branco ou ainda estão indecisos decidirão o oponente de Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada no último dia 28, 18% dos entrevistados (brancos e nulos somam 14%, enquanto 4% não opinaram) ainda não optaram por um dos postulantes à sucessão de Eduardo Paes.
Jandira acredita que a maioria desses eleitores está na camada mais pobre da população na Zona Oeste, onde hoje ela faz duas carreatas.
? Muitos definem o voto nas últimas 48 horas, ainda mais em uma eleição tão curta ? avaliou. ? A população pobre acorda muito cedo e trabalha até tarde, e quando chega em casa precisa cuidar da família. Só pensa em eleição mais tarde.
A comunista afirma que Crivella, líder isolado nas pesquisas de opinião de voto, prefere enfrentar Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno porque este teria mais dificuldade do que ela para atrair o voto popular.
? Crivella teme a máquina (administrativa) do PMDB (do candidato Pedro Paulo) e não nos quer porque o Lula vem da área popular ? Eles querem o candidato mais fácil de derrotar, que, na minha opinião, é o Freixo.
Perguntada sobre os candidatos com quem poderia fazer coligações no segundo turno, Jandira desconversou:
? Não sei ainda. Teria que pensar.
No início da tarde, a carreata da comunista passou pelo Rio das Pedras, onde passou por um contingente expressivo do Exército.