Cotidiano

Distrito Federal vai ter rodízio de água para enfrentar crise hídrica

reservatorio.jpgBRASÍLIA ? O Distrito Federal vai enfrenar um racionamento de água por conta da crise hídrica. A partir de segunda-feira, haverá um rodízio no fornecimento das áreas abastecidas pelo reservatório do Descoberto, o maior da região. Esse racionamento afetará cerca de 1,8 milhão de pessoas, ou 65% da população do DF.

Crise hídrica

Segundo a Agência Brasília, o nível do reservatório abaixo de 20% e o índice pluviométrico menor do que o esperado em dezembro e janeiro levaram a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) a adotar a medida para assegurar capacidade hídrica para o próximo período de seca na cidade, com início em junho.

O rodízio não vai afetar o Plano Piloto de Brasília, onde está a sede dos principais organismos federais. Essa região, abastecida principalmente pelo reservatório de Santa Maria, não está em situação tão crítica, mas sofrerá uma redução da pressão dos canos.

O rodízio ocorrerá em um ciclo de um dia sem abastecimento, dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. No sétimo dia, volta a haver interrupção. As áreas afetadas são Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Santa Maria, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.

Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, a companhia não foi pega de surpresa e já vinha elaborando um plano de rodízio no consumo de água desde que a situação hídrica começou a se agravar, ainda em 2016.

? São medidas duras, medidas que nós brasilienses não estamos acostumados a tomar, mas são medidas necessárias. Especialmente porque estamos mirando o futuro […] porque a gente precisa assegurar o abastecimento de água ? disse Luduvice.

O presidente da Caesb disse ainda que o racionamento só será interrompido quando houver segurança de que está garantido o abastecimento do rio Descoberto até a próxima seca. Há uma expectativa de que isso possa ocorrer em outubro.

Ele informou, ainda, que a Caesb investirá R$ 756 milhões na ampliação de três sistemas de abastecimento, para aumentar a capacidade de produção em 6,2 mil litros por segundo. Mas não há previsão de entrada em vigor dos sistemas.