
Paraná - Imagens de câmeras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, registraram o momento em que uma supercélula atravessou a região na tarde da última sexta-feira (7). Dentro dessa supercélula estava o tornado de categoria F3 que, instantes depois, destruiu 90% da cidade vizinha, Rio Bonito do Iguaçu. Veja o vídeo abaixo:
As imagens, captadas por volta das 18h, mostram nuvens densas e em rotação, acompanhadas de descargas elétricas, avançando sobre a cidade. A câmera que registrou a passagem do fenômeno está instalada a cerca de 5 km do local atingido, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
De acordo com o órgão de monitoramento, as imagens mostram a supercélula atravessando o município. “Dentro da supercélula está o tornado”, disse. O Simepar confirmou nesta segunda-feira (10) que houve o registro de mais dois tornados no interior do Estado durante as tempestades de sexta (7). Os fenômenos aconteceram em Turvo e Guarapuava.
Os ventos provocados pelo tornado de categoria F3 na escala Fujita em Rio Bonito do Iguaçu atingiram uma velocidade estimada de até 330 km/h.
Ao menos seis pessoas morreram e outras 835 precisaram de atendimento hospitalar após a passagem do tornado na região central do Paraná. Nesta segunda (10), 22 pacientes seguem internados em Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel.
Fonte: Banda B