ALEP

Assembleia debate inclusão por meio do paradesporto em mesa-redonda “Além do Pódio”

A mesa-redonda 'Além do Pódio' discute a Política de inclusão através do paradesporto e a transformação social - Foto: Orlando Kissner/Alep
A mesa-redonda 'Além do Pódio' discute a Política de inclusão através do paradesporto e a transformação social - Foto: Orlando Kissner/Alep

Curitiba e Paraná - A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná realizou na manhã desta segunda-feira (22) a mesa-redonda “Além do Pódio”, com foco na inclusão de pessoas com deficiência por meio do paradesporto. O objetivo foi discutir estratégias para fortalecer a prática esportiva como ferramenta de superação e transformação social.

“O esporte também é uma forma de arte e um instrumento poderoso de inclusão. Isso não é papel exclusivo do governo, mas de toda a sociedade”, destacou o presidente da Comissão e proponente do encontro, deputado Nelson Justus (União). Segundo ele, o debate reuniu atletas paralímpicos, psicólogos esportivos e entidades representativas para colocar em pauta a relação entre cultura, esporte e inclusão.

A vice-presidente da Comissão, deputada Cloara Pinheiro (PSD), ressaltou o exemplo de superação dos paratletas. “Para mim, deficiência física é eficiência. São verdadeiros campeões por sua imensa capacidade de superação.”

Inclusão e Paradesporto

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Curitiba, Professor Euler, defendeu que o paradesporto seja tratado com o mesmo nível de importância que o esporte convencional. “Ele não pode ser um puxadinho do esporte. Deve ter estrutura própria. Muitos se recuperam no paradesporto com resultados melhores do que em tratamentos convencionais, inclusive psicológicos. A inclusão pelo esporte é o melhor caminho”, afirmou.

O presidente da Associação de Deficientes Físicos do Paraná e paratleta de bocha, Alexandre de Oliveira, reforçou a importância da iniciativa. “O esporte é uma das ferramentas mais eficazes de inclusão social. Muitos que sofreram acidentes ou doenças encontram no esporte uma nova motivação para viver e crescer.”

Oportunidades e Recomeços no Esporte

Também presente, o atleta paralímpico de natação Eric Tobera destacou o esporte como oportunidade de recomeço. “É um novo caminho para quem passa por dificuldades, especialmente aqueles que enfrentam o desafio da reabilitação após um acidente.”

Fonte: Alep