Cascavel e Paraná - Cascavel – Desde a meia-noite do dia 28 de junho, os motoristas que trafegam pela BR-277, no Oeste do Paraná, voltaram a pagar pedágio após quase quatro anos de isenção. A retomada da cobrança aconteceu em seis praças sob concessão da empresa EPR Iguaçu, responsável pela administração de 662 quilômetros de rodovias no chamado Lote 6 da nova concessão Rodovias Integradas do Paraná, o PR Vias e completou um mês da retomada no início dessa semana.
As praças com cobrança ativa estão localizadas nos municípios de Prudentópolis (km 302), Candói (km 388), Laranjeiras do Sul (km 464), Cascavel (km 568), Céu Azul (km 620) e São Miguel do Iguaçu (km 704).
Segundo a EPR Iguaçu, nesse primeiro mês passaram pelas praças cerca de 2 milhões de veículos nesse primeiro mês, uma média diária de 66 mil veículos, sendo 49 mil veículos leves e 16 mil caminhões por dia na BR-277.
Apesar da concessionária não divulgar os valores arrecadados com a tarifa – e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informar, por meio de nota enviada à redação de O Paraná “que atualmente, não há disponibilização em tempo real da arrecadação nas praças de pedágio. Os valores arrecadados serão consolidados e validados por ocasião da próxima revisão contratual ordinária, a partir dos dados repassados pela concessionária” – é possível estimar uma arrecadação aproximada com base nos números divulgados.
Fazendo as Contas
Fazendo as contas
Para tanto, a reportagem do O Paraná elaborou duas estimativas para calcular os números, que deveriam ser transparentes.
Na estimativa que chamamos de mínima, consideramos que todos os veículos, sendo carro de passeio ou caminhão pagaram o valor mais baixo da praça mais barata, que fica em Cascavel, com uma tarifa vigente de R$ 15,10. Sendo assim, considerando que todos os 2 milhões de veículos que trafegaram nesse período fossem carros pequenos, e levando em conta a menor tarifa vigente de R$ 15,10, a arrecadação mínima teria sido algo em torno de R$ 30.200.000,00. Ou seja, mais de R$ 30 milhões arrecadados em apenas um mês, mesmo no cenário mais conservador possível.
Já na estimativa mais realista de arrecadação, baseada na média de tipos de veículos, considerando o fluxo médio diário de 49 mil veículos leves e 16 mil caminhões ao longo de 30 dias, os números são maiores. Com base nas tarifas vigentes – R$ 15,10 para veículos leves e R$ 30,20 para caminhão leve, ônibus, furgão e caminhão trator (todos com dois eixos e rodagem dupla), a projeção aponta para uma arrecadação de aproximadamente R$ 22,1 milhões com carros pequenos e R$ 14,4 milhões com veículos pesados. Somando os dois montantes, a receita total gerada no primeiro mês ultrapassa R$ 36,6 milhões, mesmo sem considerar valores de praças mais caras ou categorias com tarifas superiores.
Claro, vale lembrar que esses números são apenas estimados, com base nas informações de tráfego que passaram pelas praças e valores de tarifas repassadas pela concessionária. A concessionária destacou ainda, que este volume inicial de tráfego, foi impactado pelas férias escolares e também pelo escoamento da safra.
Novas Praças de Pedágio
Mais praças a caminho
Além das seis praças já em operação na BR-277, ainda faltam ser implantadas outras três, sendo uma na BR-163 em Lindoeste e duas no Sudoeste do Paraná: Ampére e entre Pato Branco e Vitorino. A previsão, segundo a empresa, é de que essas praças entrem em funcionamento dentro de 12 meses.
Transparência na Concessão
E a transparência?
Durante a antiga concessão do Anel de Integração do Paraná, os usuários contavam com o Pedagiômetro — uma ferramenta criada para garantir maior transparência sobre a arrecadação dos pedágios no estado. No novo modelo de concessão, no entanto, um mecanismo semelhante não foi incluído. E não foi por falta de tentativa, a Assembleia Legislativa do Paraná chegou a sugerir à ANTT a adoção de instrumentos que reforçassem a transparência, mas a proposta não foi acatada. A título de comparação, nos sete primeiros meses de 2021 — último ano da concessão anterior — a Ecocataratas, responsável por parte da BR-277 e gestora de cinco praças de pedágio, entre Foz do Iguaçu e Candói, arrecadou R$ 216.571.941,70 naquele período.
Melhorias nos Trevos de Acesso
Melhorias nos acessos dos trevos Cataratas, Portal e Petrocon
Cascavel – A EPR Iguaçu iniciou nesta semana um trabalho de melhorias em três importantes trevos da cidade: Trevo Cataratas, da Portal e da Petrocon. Nos três locais estão sendo instalados guard-rails, sendo refeita a pintura na pista, instaladas novas placas de sinalização e uma nova iluminação.
A empresa está colocando a iluminação em uma altura mais elevada, para tentar reduzir o furto de fios que é um dos grandes problemas hoje nas rodovias, principalmente no perímetro urbano. As melhorias estão sendo feitas desde o Trevo da Portal até a baixada do Lago Municipal, trecho que moradores estavam relatando problemas de falta de iluminação.
Já no Trevo Cataratas estão sendo instalados dispositivos que delimitam a pista e orientam o tráfego, além de placas e setas indicando mudanças de pista. Também foi feito o reforço da sinalização e a troca da iluminação que é de responsabilidade da concessionária.
O mesmo está sendo feito no Trevo da Petrocon, mas lembrando que este está fechado devido às obras da ponte da Rua Souza Naves Sul. Nos três pontos o tráfego de veículos não está interrompido e, de acordo com a EPR Iguaçu, devem pelo menos mais duas semanas conforme previsto no contrato de concessão.
Além disso, a concessionária realizou limpeza em todo o trecho pedagiado, no qual foram retiradas mais de 55 toneladas de lixo.