Cotidiano

Disney é acusada por roteirista de roubar a ideia por trás de "Zootopia"

RIO ? O roteirista de “O Vingador do Futuro” e produtor executivo de “Minority Report – A Nova Lei”, Gary L. Goldman, está processando a Disney. Segundo ele, o estúdio violou os direitos autorais e copiou suas ideias para criar a animação “Zootopia“, que venceu o Oscar de animação este ano.

A polêmica começou após o diretor do longa da Disney, Byron Howard, afirmar: “Não ligue se você sentir que está copiando alguma coisa, porque se vierem atrás de você, irão tentar te filtrar, e você terá que trazer sua própria prespectiva.”

zootopia-lawsuit.jpgEm sua defesa, Goldman afirmou que tentou lançar sua própria versão de “Zootopia” duas vezes, em 2000 e 2009, mas a Disney rejeitou a ideia nas duas ocasiões. “A ‘Zootopia’ da Disney é substancialmente similar a de Goldman. Eles copiaram o tema, os cenários, o enredo, os personagem e os diálogos ? alguns, inclusive, palavra por palavra. Eles copiaram o título, ‘Zootopia’. Copiaram até o design dos personagens”, dizia a queixa apresentada pelo roteirista, que pode ser lida na íntegra aqui.

No documento apresentado por Goldman, ainda consta uma imagem em que são comparados os esboços originais de Goldman e os personagens originais de ‘Zootopia’.

Em resposta, a Disney publicou um comunicado que diz: “O processo do Sr. Goldman é repleto de falsas acusações. É uma tentativa sem princípios de reivindicar um filme bem-sucedido que ele não criou, e vamos defendê-lo vigorosamente no tribunal.”

Trailer de ‘Zootopia’