CASCAVEL

Nova cara: Renato Silva inicia troca de secretários do time de Paranhos

Esse é o primeiro mand









 - 





Descubra as mudanças políticas em Cascavel após a gestão de Leonaldo Paranhos. As alterações começam na Seplag - 
Foto: Paulo Eduardo/O Paraná
Esse é o primeiro mand - Descubra as mudanças políticas em Cascavel após a gestão de Leonaldo Paranhos. As alterações começam na Seplag - Foto: Paulo Eduardo/O Paraná

Cascavel - Nos bastidores políticos de Cascavel, a semana terminou com a informação de que os secretários municipais de Cascavel que atuaram na gestão do ex-prefeito Leonaldo Paranhos deveriam permanecer por 120 dias no Governo Renato Silva.

No entanto, na prática, as primeiras baixas devem ser confirmadas ainda em fevereiro, dando início a um “desmonte” das estruturas do ex-prefeito que seguiram no novo governo. Segundo apurado, as medidas iniciais teriam caráter técnico e administrativo, sem viés político.A mudança deverá iniciar em duas pastas e prometem iniciar uma reconfiguração na estrutura administrativa. As duas alterações já foram divulgadas em primeira mão pelo jornal O Paraná. Considerada a principal pasta da administração pública de Cascavel, a Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) terá troca de comando no final desse mês.

A atual secretária, a servidora de carreira Vanilse da Silva Pohl, anunciou sua aposentadoria após mais de três décadas de serviço. Em conversa com a reportagem, Vanilse destacou o orgulho e a honra de ter dedicado sua carreira ao serviço público. “Foi uma trajetória de muitas conquistas e desafios”, afirmou a secretária que, apesar de se aposentar do cargo, pretende permanecer ativa no serviço público. Após um período de descanso de 30 dias, ela planeja continuar contribuindo, ainda que fora do comando direto da secretaria.Segundo a própria Vanilse, a transição na Seplag já vem sendo conduzida desde dezembro para garantir continuidade na pasta.

O novo responsável pela secretaria será o atual diretor Fernando Scalon, que assumirá oficialmente o cargo no dia 1º de março.Mais trocasComo também adiantado pelo jornal O Paraná na última semana, Alcione Gomes, presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), também deverá deixar sua posição assim que retornar do período de férias. Considerado um “feudo” do ex-prefeito Leonaldo Paranhos, a Fundetec estaria sofrendo algumas interferências políticas de aliados do Governo Renato Silva, o que teria desagradando Gomes.

Além das substituições já confirmadas, rumores apontam que o prefeito Renato Silva deve promover uma reforma administrativa no primeiro escalão em breve.Entre as trocas cogitadas estão a Secretaria do Meio Ambiente, atualmente capitaneada por Ailton Lima; Secretaria de Obras, que tem como secretário Sandro Camilo; IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), com Tales Riedi; IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel) com Alcineu Gruber; Secretaria de Agricultura com Renato Segala, e Secretaria de Cultura, Ricardo Bulgarelli.