Cotidiano

Passageiros frustrados pela Emirates seguem sem solução

RIO – Duas semanas após descobrirem que o sonho de fazer uma viagem internacional pagando apenas taxa de embarque era na verdade um “erro técnico”, os cerca de 300 passageiros que compraram bilhetes na companhia aérea Emirates no dia 16 para Austrália, Líbano e Emirados Árabes seguem em busca de uma solução.

As histórias são bastante variadas, mas a sensação de frustração é comum a todos. É o que conta o jornalista Róberson Balsamão, que comprou 16 passagens, a cerca de R$ 500 cada, para toda família e que depois da notícia do cancelamento dos bilhetes decidiu criar um grupo no Telegram com os demais passageiros que passaram pela mesma situação.

— Seria a primeira viagem internacional de toda a família reunida. A viagem aconteceria em outubro. Minhas passagens foram compradas pelo Expedia.com.br, que depois me enviou uma mensagem informando que a Emirates tinha feito o cancelamento das passagens, mas não informava o motivo. Foi muito frustrante — relata. — Tivemos prejuízos com outras passagens, vistos, reservas de hotéis. Diversas pessoas entraram na Justiça. Uma delas já teve uma liminar concedida, em que a juíza determina a emissão dos bilhetes. Mas a maioria espera o julgamento — completa.

O servidor público Thiago Ribeiro deu a viagem para Brisbane, na Austrália como presente de aniversário de casamento para a esposa Ana Carolina Palhares. O voo partiria de São Paulo em novembro. Mas, Ribeiro já havia reservado o hotel e comprado as passagens para São Paulo, já que o casal é de Brasília, quando soube do cancelamento. A reserva da hospedagem ele conseguiu reaver. O mesmo não aconteceu com as passagens:

— Comprei os bilhetes da Emirates no dia 16 e no dia 18 fiz as reservas e comprei as passagens para onde partiria o voo. No dia 19 descobri através de um site de viagens que os bilhetes foram cancelados. No entanto, na Decolar.com, por onde comprei as passagens para a Austrália, a viagem estava confirmada. E para piorar, só no dia 22 a Emirates lançou a cobrança no meu cartão, já sabendo do tal erro. Agora eu não sei como eu vou fazer como as passagens para São Paulo. Mas ainda tenho esperança que a Emirates valide os bilhetes — conta.

Segundo Thiago, a promoção não parecia um erro de sistema e o fato de a empresa ter emitido os e-tickets criou ainda mais expectativa.

— Essas promoções existem e passagens, diferente de outros bens, têm preços que oscilam bastante. Não fizemos reservas, os bilhetes eletrônicos foram emitidos. Se o e-ticket não é uma garantia de viagem, o que é então? — contesta.

Procurada, a Emirates informou que, por conta de um erro técnico, alguns tickets da Emirates de voos partindo do Brasil foram emitidos com tarifa zero. O fato ocorreu em 16 de junho de 2016 e durou aproximadamente três horas.

A aérea disse que todos os tickets emitidos neste período serão automaticamente cancelados, e que “entrará em contato com todos os passageiros afetados que reservaram online pelo site da companhia e com agentes de viagens que adquiriram os tickets para auxiliar com uma nova reserva de voo em tarifa aplicada”.

A Emirates disse ainda que lamenta pelo inconveniente causado aos clientes e que “as tarifas da Emirates têm preços competitivos e continuamos providenciando aos nossos clientes um serviço excelente e um forte custo-benefício”.