RIO- Uma decisão oficial publicada em junho libera Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cancelar bolsas de pesquisa já concedidas a estudantes de graduação e pós-graduação no exterior, usando como justificativa a restrição orçamentária.
A portaria 87, que regulamenta a possibilidade, foi publicada pela própria Capes no último dia 20 de junho. De acordo com a nova norma, além da justificativa da questão orçamentária, o cancelamento pode ocorrer caso haja “dados parciais, incorretos ou inverídicos” na documentação entregue pelo bolsista.
A crise econômica afetou diretamente a concessão do benefício no país. Em abril, O GLOBO revelou o bloqueio de mais de 7 mil bolsas concedidas pela Capes. Na época, o órgão afirmou que os cortes atingiram bolsas ociosas após fechamento do mês de março de 2016.
Ainda em abril, o CNPq, outra agência de fomento à pesquisa, também chegou a suspender o benefício. Apesar de bolsas já em andamento não terem sido cortadas, o CNPq decidiu não conceder novos auxílios.