Cotidiano

Projeto 'Meu voto' passa a monitorar programas de governo de candidatos de Niterói

Nit_meuvoto.jpg

RIO ? A parceria entre O GLOBO e o projeto “Meu voto” cresceu com a inclusão de mais uma cidade à plataforma de comparação e monitoramento das propostas dos candidatos a prefeito. Com Niterói, o eleitor agora pode ter acesso aos programas de governo dos nomes da disputa nos 16 maiores colégios eleitorais a partir do registro oficial dos programas de governo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (ACESSE AQUI O PROJETO MEU VOTO)

O espaço criado para ajudar o eleitorado a tomar sua escolha nas eleições municipais deste ano teve incluído os planos dos quatro candidatos da cidade fluminense: Dani Bornia (PSTU), Flávio Serafini (PSOL), Felipe Peixoto (PSB) e Rodrigo Neves (PV). Assim como já acontecia nos demais colégios eleitorais, o internauta pode acessar os dados dos candidatos tanto no site quanto no celular.

O ambiente especial traz três ferramentas interativas que permite fazer a melhor opção na hora do voto. A primeira é o comparativo de propostas, onde é possível selecionar dois ou três candidatos e compará-las por 19 temas de interesse, como mobilidade urbana, educação, água e saneamento, saúde, política habitacional, segurança, renda e trabalho, entre outras.

Eleições 2016 – Serviços especial

Outra ferramenta é o teste cego, onde o usuário avalia as promessas sem saber qual candidato a propôs. A ideia é mostrar para o eleitor qual dos candidatos tem as propostas mais alinhadas com o que ele quer para o futuro da cidade em que mora. A terceira ferramenta é a “memória do candidato”, um jogo interativo que permite ao eleitor descobrir novos fatos sobre o histórico pessoal, político e profissional dos candidatos.

A plataforma esteve disponível na eleição presidencial de 2014 com o nome Projeto Brasil. Naquele ano, mais de 150 mil usuários acessaram o site e usaram as informações para escolher o voto. Neste ano, a expectativa é dobrar o público: alcançar 300 mil pessoas.

OBJETIVO É ROMPER AS ‘BOLHAS’ DAS REDES SOCIAIS

O “Meu voto” faz parte do Projeto Brasil, uma associação sem fins lucrativos com objetivo, segundo seus fundadores, de tornar a política brasileira mais transparente e mais próxima do cidadão. Para Santos, é preciso criar formas interativas do cidadão acompanhar melhor o seu voto, monitorar a gestão do seu candidato. Plataformas como o “Meu Voto” devem crescer, avalia, a partir da expansão da internet associada ao movimento de maior abertura e transparência dos governos.