RIO – O governo espera ter ao menos um leilão de petróleo e gás por ano nos próximos cinco anos. A avaliação foi feita por Márcio Felix Bezerra, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), durante o Rio Oil & Gas, O secretário disse que essa previsão será definida no início de dezembro, quando o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai se reunir.
? O que eu imagino é o ritmo dos leilão, da oferta de áreas do país e saber se vamos explorar o gás não convencional, áreas de novas fronteiras. Um dos produtos dessa análise é ter um calendário. Eu espero ter um leilão por ano nos próximos cinco anos. Faz parte da resolução do CNPE para rever a política de exploração e produção do país.
Ele destacou que haverá mudanças nas regras de conteúdo local para os leilões.
? O conteúdo local vai continuar existindo. O que não vai ter é a empresa ganhar um leilão porque ofereceu mais conteúdo local do que o governo pediu e depois não conseguir entregar, o que acaba virando a indústria do waiver (pedido de isenção à ANP da política de conteúdo local). Mas não está batido o martelo. Isso faz parte das diretrizes do conteúdo local que será submetido ao CNPE no início de dezembro ? completou ele.