RIO ? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que houve queda de 7,4% nas reclamações registradas em novembro deste ano por consumidores de serviços de telefonia móvel, banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa em relação às registradas em igual mês do ano passado. No total, foram 310,4 mil reclamações mês passado, uma diminuição de 25 mil se comparada a novembro de 2015. Entre janeiro e novembro deste ano, o volume de reclamações registradas na Agência atingiu 3,61 milhões, queda de 3,7% em relação ao mesmo período de 2015, com redução de 139,9 mil queixas.
Novembro de 2016 apresentou redução de 1,9% no volume de reclamações na telefonia móvel em comparação com o mesmo mês de 2015, menos 2,92 mil reclamações. Do total das reclamações recebidas de janeiro a novembro, houve um aumento de 2,9% nas reclamações relativas à telefonia móvel, 47,81 mil queixas a mais.
Os outros serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel registraram queda. A maior diminuição ocorreu na TV por assinatura, com queda de 11,8%, 63,54 mil reclamações a menos de janeiro a novembro; seguida pela banda larga fixa, com redução de 8,5%, menos 49,92 mil queixas; e telefonia fixa que apresentou queda de 8,2% nas reclamações, 78,14 mil registros a menos que no ano passado. A telefonia móvel responde por quase metade das reclamações recebidas nos canais de atendimento da agência reguladora, seguida pela telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.
Queixas por empresas
Na telefonia móvel, a Tim apresentou maior aumento relativo nas reclamações, com crescimento de 18,2% de janeiro a novembro de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado, seguida pela Vivo, com 4,9%. As demais operadoras apresentaram redução: Oi menos 5,7%, Claro menos 4,0% e Nextel menos 5,5%.
Na TV por assinatura, as reclamações contra a Sky caíram 33,1% e as queixas relativas à Vivo registraram redução de 16,6%. Nas outras prestadoras, houve aumento: de 15,1% no Grupo NET/Claro e de 7,8% na Oi. Na banda larga fixa, a Vivo apresentou queda de 7,7% nas reclamações. Já no caso da Oi, a variação foi de menos 14,7% e, na Net/Claro, a redução foi de 27,5%. Na telefonia fixa, a Net/Claro reduziu em 18,2% as reclamações, seguida pela Oi com menos 9,6% e pela Vivo, que registrou diminuição de 2,4%.
A Anatel registra reclamações de todas as prestadoras de telecomunicações, mas os números de reclamações por grupos econômicos divulgados pela agência reguladora englobam aqueles com mais de 50 mil assinantes. procuradas, as empresas ainda não se manifestaram sobre o balanço divulgado pela agência.
Por unidades federativas
De janeiro a novembro de 2016, as maiores taxas de crescimento percentual nas reclamações referentes às prestadoras de telefonia móvel, banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa, em relação ao mesmo período do ano passado, foram registradas nos estados do Piauí com 28,7%, 4,4 mil reclamações a mais; Pará com 8,2%, aumento de 4,2 mil queixas; e Minas Gerais com 5,6%, 26,8 mil reclamações a mais. As unidades da federação que apresentaram as maiores reduções nas queixas dos serviços foram Rio de Janeiro e Bahia, menos 12,7%, redução de 85,3 mil e 34,2 mil reclamações respectivamente. Paraná apresentou redução de 12,0%, queda 21,6 mil reclamações e Mato Grosso do Sul teve menos 11,1%, diminuição de 3 mil queixas.
A Agência Nacional de Telecomunicações recomenda que o consumidor fale primeiro com a prestadora de serviço de telecomunicações e anote o protocolo de atendimento. Se a empresa não responder ou se a resposta não for adequada, o consumidor deve contatar a agência reguladora. Para obter mais informações sobre os canais de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações, acesse o Portal da Anatel.