Cotidiano

'Gilmore girls' volta com últimos quatro episódios escritos especialmente para os fãs

Links Gilmore GirlsRIO ? Depois de oito anos, ?Gilmore girls? está de volta e em busca de um fim. Em 2006, a roteirista Amy Sherman-Palladino se desentendeu com o canal Warner, abandonou a série, e o último ano da cultuada trama que mistura drama e comédia acabou sendo uma tragédia. Mãe e filha, as protagonistas Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) já não dialogavam com a mesma fluência. Enquanto Rory se deparava com a realidade do jornalismo ao ser destacada para cobrir a aparentemente quixotesca campanha presidencial de um certo Barack Obama, Lorelai voltava para os braços de Luke (Scott Patterson). Mais grave: a trama terminou sem as quatro misteriosas palavras que a roteirista do programa, ainda na primeira temporada, disse que seriam o ponto final da história por ela criada com o marido Daniel (fãs especulam que poderiam ser ?will you marry me?? ou ?quer se casar comigo??, em português). Pois elas agora finalmente serão ditas por Lorelai no derradeiro dos quatro episódios de uma hora e meia cada, disponíveis a partir do dia 25 para os assinantes da Netflix.

? Foram tantas idas e vindas, falou-se em um filme ?Gilmore?, em várias outras possíveis encarnações, que quando a coisa ficou de fato real, tive um piripaque, daqueles típicos da Lorelai ? conta Lauren, que explica: ? E se não tiver o mesmo sentimento do programa original? E se parecer que estamos aqui apenas enchendo linguiça? Mas Amy sabia exatamente o que queria. Era como se ela só precisasse escrever um imenso prólogo para as tais quatro palavras finais.

UM EPISÓDIO POR ESTAÇÃO DO ANO

Com a indústria cultural americana viciada em sequências e reboots, ?Gilmore girls? busca destoar da nostalgia fácil justamente ao oferecer desfechos para personagens tão divertidos quanto complexos, em episódios feitos para se assistir de uma sentada só.

? Parece um filme de seis horas. Ainda me lembro da primeira cena filmada para o piloto, em Toronto. Estávamos na lanchonete, Lorelai entra, pede um café, eu resmungo qualquer coisa, ela fala da filha. Ali, pensei: isso vai funcionar, é algo que ainda não existe na televisão, uma história centrada na relação de uma mãe com uma filha, e só ? diz Scott Patterson, o dono do diner da cidade, boné de beisebol invariavelmente usado virado para trás.

A divisão da nova ?Gilmore? em quatro episódios não é aleatória. Cada um corresponde a uma estação do ano. O subtítulo, ?Um ano na vida (deles)?, remete à lupa que Sherman-Palladino oferece ao espectador interessado em saber como anda a rotina de Lorelai, Rory, Luke, da matriarca Emily (Kelly Bishop), da espevitada Sookie (Melissa McCarthy) e de duas melhores amigas e três ex-namorados de Rory, respectivamente Lane (Keiko Agena), Paris (Liza Weil), Dean (Jared Padalecki), Jess (Milo Ventimiglia) e Logan (Matt Czuchry). Até o cão Paul Anka, vivido pelo mesmo animalzinho (?muitíssimo bem para seus 14 anos?, pontua Graham), marca presença.

? É engraçado hoje pensar que naquela época, os anos Bush, não era comum ver uma mãe solteira na TV, intelectualizada, que não estava cansada, não era uma vítima de ninguém. Lorelai e Rory são personagens feministas gauches, descaradamente liberais, mas que não precisam erguer bandeiras o tempo todo ? diz Lauren. ‘Gilmore girls’: Tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada

JIMMY FALLON CITA DIÁLOGOS DE COR

Talvez por isso mesmo fãs do sexo oposto foram aos poucos saindo do armário. Ficou célebre o batalhão de soldados estacionado no Iraque, então ocupado pelos americanos, que não perdia um episódio e trocava correspondência com elenco e equipe técnica, dando sugestões para o enredo. E o comediante e apresentador Jimmy Fallon é o mais empolgado dos fãs-celebridade, capaz de citar diálogos inteiros de cabeça.

? Teve o dia em que estava ajudando um senhor depois de um acidente de carro em Los Angeles e um taxista parou. Antes mesmo de se oferecer para me dar uma mão, ele me reconheceu e perguntou, sério: ?Meu filho, mas quando é que você vai se casar com a Lorelai?? ? conta Patterson.

A relação íntima dos fãs, repleta de histórias como essa de Patterson, é um dos elementos que garantiram ao programa relevância ainda palpável. Michelle Obama, gilmórica de carteirinha, convidou este ano Alexis para fazer um skit na Casa Branca a fim de promover seu programa de leitura voltado para meninas sem acesso a escolas mundo afora. Caracterizada como Rory, a atriz deu indicações de livros para a primeira-dama americana ler durante uma viagem à Libéria e ao Marrocos.

? Rory é a personagem mais bem escrita que já interpretei, e é disso que sinto mais falta. É uma moça complexa, determinada, mas que você tem a certeza de já ter visto no seu bairro, na sua escola. E como é bom saber que todo o esforço dela na série foi recompensado ? diz Alexis, cuja personagem agora é uma jornalista de sucesso, embora não tenha conseguido se tornar, um de seus sonhos nas primeiras temporadas, a ?nova Christiane Amanpour?, uma das estrelas da CNN. Não ainda.