CABO CANAVERAL ? A empresa SpaceX cancelou, neste sábado, o lançamento de sua cápsula Dragon pouco antes da decolagem, devido a um problema técnico no motor do foguete Falcon 9. A cápsula deveria transportar 2.267 quilos de carga para a Estação Espacial Internacional, entre alimentos e equipamentos para os astronautas que lá estão.
A próxima tentativa de lançamento da aeronave não tripulada está prevista para domingo, às 9h38min no horário local (12h38min de Brasília).
? Nós abortamos hoje ? disse um porta-voz da SpaceX, que explicou que a decisão foi tomada “por um excesso de cautela”.
Alguns espectadores já haviam até se posicionado com câmeras próximo à área de onde o foguete seria lançado para testemunhar a subida da nave ? e gravar tudo ?, mas ficaram frustrados.
Agora, os engenheiros planejam “observar de perto a posição do bico do motor” do foguete, afirmou, no Twitter, a empresa com sede na Califórnia.
O lançamento estava marcado inicialmente para 10h01 no horário local (13h01 de Brasília) da plataforma 39A de Cabo Canaveral, que foi construído para as missões pioneiras para a Lua da agência espacial americana, a Nasa, nas décadas de 1960 e 1970.
A SpaceX, liderada pelo bilionário Elon Musk, negociou o contrato de arrendamento da plataforma em 2013, batendo o seu rival Blue Origin, liderado por Jeff Bezos, fundador da Amazon.
A promessa, segundo a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, é ?realizar um lançamento a cada duas ou três semanas?, um ritmo inédito na História da indústria aeroespacial. A ideia era que essa “fase de ouro” começasse este sábado, com o lançamento da cápsula Dragon, o que não ocorreu.
Em 2018, quando se espera que a plataforma esteja totalmente pronta para enviar astronautas ao espaço, a empresa terá gasto mais de US$ 100 milhões em sua adaptação aos modelos de naves espaciais moderna, contou Gwynne Shotwell, diretor de operações da SpaceX.
? Eu não diria que ganhamos dinheiro com isso ? disse ele a repórteres, mas acrescentou que o lugar da plataforma na História espacial americana faz o custo vale a pena.
A SpaceX sofreu dois desastres caros nos últimos dois anos: uma explosão na plataforma que destruiu um foguete e o satélite que estava carregando em setembro passado, e a explosão de junho de 2015, após o lançamento que destruiu uma cápsula Dragon com carga destinada para a estação espacial.