Cotidiano

Veja quais são os passaportes mais poderosos do mundo

IRAQ-US-CONFLICT-DIPLOMACY-POLITICS-TRAVEL-BAN

RIO ? A Europa domina o topo da lista dos passaportes mais valiosos do mundo, ocupando oito dos dez primeiros lugares do ranking anual divulgado pela Passport Index. O órgão analisa o poder de cada documento de acordo com o número de países com visto liberados ou concedidos na entrada. No caso da Alemanha, dona da primeira posição, isso significa que seus cidadãos podem entrar em 158 nações do mundo sem precisar passar pela burocracia da emissão de visto prévio.

Cingapura e Estados Unidos ocupam, respectivamente, a terceira e décima posição, os únicos países fora do continente europeu entre os passaportes mais bem cotados. Na América Latina, o Brasil se destaca, ocupando a posição 40 do ranking global e sendo o mais bem colocado da região, com 143 países aceitando o passaporte brasileiro sem necessidade de visto prévio. Argentina e Chile vêm logo atrás, em 43ª e 45ª respectivamente.

Já na parte de baixo, o título de passaporte menos valorizado fica com o do Afeganistão, que tem sido devastado por guerras nas últimas décadas. Os afegãos tem acesso sem necessidade de visto apenas a 23 países. Paquistão e Iraque, outro país afligido por guerras, aparecem logo em seguida.

O Afeganistão também ocupa a última posição no ranking de ?países mais abertos?. Nenhuma nacionalidade pode entrar no país sem emissão prévia de visto, condição que divide com Somália e Turcomenistão. Entre os mais receptivos aparecem Estados que emitem vistos na hora para qualquer outro país. Nessa categoria figuram Guiné-Abissau, Camboja, Madagascar, Moçambique e Samoa. O Brasil, nesse quesito, está em uma posição mediana, atrás de outros países latino-americanos como Chile, Equador e Peru.