Cotidiano

Em Cascavel, unidades exclusivas a pacientes de dengue mantém atendimentos na segunda

mosquito da dengue
A confirmação da dengue ocorreu após investigação do caso junto a SESA/PR e análise de resultados de exames encaminhados ao Lacen

Devido ao aumento da procura por atendimento de pacientes com sintomas da dengue em toda a cidade a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) decidiu manter o atendimento exclusivo em três unidades de saúde: Presidente, Pioneiros Catarinenses e Morumbi, das 7h às 19h, nesta segunda-feira (18). Desde que as unidades iniciaram o atendimento foram mais de 1,8 mil pacientes atendidos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, por conta dessa estratégia, os atendimentos eletivos nas três unidades exclusivas seguem suspensos, com exceção das gestantes que permanecerão com suas consultas de rotina e aberturas de pré-natal. Os serviços de vacinas, curativos e outros serão encaminhados para as unidades próximas que acolherão os pacientes dessas três unidades de saúde.

As demais unidades de saúde do Município seguem normalmente com os atendimentos eletivos e com encaminhamentos para as UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento). Em caso de urgência ou atendimentos noturnos, a orientação é buscar as UPAs, já o ambulatório do Hospital de Retaguarda, está atendendo só via encaminhamentos.

 

Fumacê

De acordo com os últimos dados da Sesau, Cascavel chegou a 6.863 casos da doença, com a morte de uma jovem de 29 anos, moradora da Região Oeste da cidade. Na segunda-feira (18) também começa a aplicação do fumacê nos bairros com maior incidência da doença.

Conforme Bailak, apenas no domingo (17) é que será feito o cronograma por onde o carro com o veneno irá passar. Quando terminar o trabalho com os ovitrampas, que são as armadilhas em formato de vaso de planta, em que é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito. A intenção é de atingir a maior parte de mosquitos alados e provocar a morte deles, já que o veneno lançado atinge este tipo de inseto.

 

Risco médio

Nesta semana também foi divulgado o resultado do 2º Liraa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral), que foi realizado nesta semana entre segunda e quarta-feira (13), no qual os agentes passaram por 4.802 imóveis em diversos bairros da cidade. O resultado foi de 3,2% o que coloca a cidade com o risco médio da doença, mas em algumas localidades o índice ultrapassou os 5%, bem acima de 1% que é o preconizado pelo o Ministério da Saúde.

Algumas regiões apresentaram índice ainda maiores, como a Região Oeste, por exemplo, que fechou em 5,2%, na Região Sul em 5,1% e na Leste em 3,4%. Os bairros de Cascavel que apresentaram maior número de casos foram Cascavel Velho com 536 casos positivos, Periolo com 459 e Cataratas com 434.

 

 

Box

Inteligência Artificial

 

O Governo do Estado lançou mais uma campanha para combater a dengue. Dessa vez, como forma de chamar atenção para o tema, recorreu à inteligência artificial para falar sobre a importância das medidas simples de combate ao mosquito, como não deixar água parada, ambiente propício para a criação do Aedes Aegypit.  O vídeo mostra uma imagem artificial de um mosquito picando uma pessoa. No texto, aparece o recado: “Essas imagens foram produzidas por inteligência artificial, mas na vida real essa picada pode ser fatal. A dengue mata”, narra uma mulher. “E para evitar a doença não é preciso tecnologia nem nada complicado. Basta evitar água parada”. A campanha foi lançada um dia antes das ações concretas que serão intensificadas no Paraná neste sábado (16).