Política

Um milhão de MEIs

Um milhão de MEIs

Mais de 1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) atuam nos 399 municípios do Paraná. Na lista das cidades mais empreendedoras do estado, segundo dados da Receita Federal, onze concentram cerca de 50% dos MEIs. Entre os municípios com maior volume de MEIs no Paraná, o primeiro lugar fica para Curitiba com 212 mil, seguida de Londrina (51,2 mil) e Maringá (44,9 mil). Destaque também para outros três municípios do interior: Ponta Grossa (31,4 mil), Foz do Iguaçu (29,3 mil) e Cascavel (28,5 mil). Na Região Metropolita da capital lideram o ranking São José dos Pinhais (34,2 mil), Colombo (24,3 mil), Pinhais (15,5 mil), Araucária (14,5 mil) e Fazenda Rio Grande (14 mil).

 

Balanço Toledo

A Câmara Municipal de Toledo fechou o ano de 2023 com muitos avanços. Foram realizadas 64 sessões, entre ordinárias (44), extraordinárias (11), suplementes (5) e solenes (4). Ao todo, 199 Projetos de Lei, 37 Projetos de Resolução, 1 Projeto de Lei Complementar e 1 Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município foram votados ao longo do ano. Em relatorias de projetos, foram 432. As demandas da comunidade se transformaram em 1.692 indicações ao Executivo. Os vereadores também apresentaram 191 requerimentos de informações. A Mesa Diretora se reuniu 21 vezes para analisar demandas do legislativo e o Conselho de Ética realizou dois encontros.

 

Transparência

Um dos destaques do ano foi a Câmara de Toledo estar entre as mais transparentes do Paraná e também do Brasil. Com nota 98,29% foi possível a conquista do selo Diamante no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP – PR) realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O selo é o máximo possível no ranking. Toledo ocupa o 1º lugar quando comparado aos resultados dos 15 municípios do Paraná com mais 150 mil habitantes e no ranking geral, conquistou a 17ª posição.

 

Vice no comando

Desde segunda-feira, o vice-prefeito e secretário de Administração e Gabinete de Quatro Pontes, Tiago Hansel, assumiu a Prefeitura de Quatro Pontes. Ele permanecerá à frente do Poder Executivo durante 24 dias, período em que o prefeito João Laufer estará de licença para gozo de férias. Ele reassumirá os trabalhos junto à prefeitura no dia 1º de fevereiro. A troca de comando foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, e a secretária de Cultura e Esportes, Cleunice Majolo, a qual ocorreu no gabinete do prefeito.

 

Assis mais empregos

Assis Chateaubriand se destaca como um dos municípios que mais geraram empregos em 2023, de acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A cidade alcançou a 7ª posição no estado do Paraná, reafirmando sua capacidade de inserir pessoas no mercado de trabalho. Ao longo do ano passado, 3.717 pessoas conquistaram oportunidades de emprego em Assis Chateaubriand, superando a meta mínima estabelecida em 107%. Esse desempenho positivo evidencia o sucesso do planejamento realizado em parceria com as empresas locais e abatedouros da região, demonstrando a eficácia das estratégias adotadas.

 

Peculato

O Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia por crimes de peculato contra uma servidora pública de São João do Ivaí, no Norte Central do Estado, que teria se aproveitado do cargo para desviar dezenas de litros de combustível em proveito próprio e de terceiros. Pelos mesmos fatos, a servidora também é requerida em ação civil pública para apuração de atos de improbidade administrativa. Responsável pelas investigações, a Promotoria Pública de São João do Ivaí, o custo total do combustível utilizado teria alcançado R$ 3.419,47, com pagamentos feitos com um cartão da municipalidade.

 

Oeste representado

A 10ª edição da Expocatadores, voltada ao cooperativismo solidário e gestão eficiente de resíduos, ocorreu na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Com o tema “É hora da conta fechar!”, o evento reuniu mais de três mil catadores vindos de 26 Estados brasileiros e do exterior, incluindo representantes da região Oeste do Paraná. A participação ativa do Oeste foi evidenciada pela presença de aproximadamente 50 catadores, vindos de 22 municípios.