Opinião

Com show da GR, Brasil faz campanha histórica no Pan

Ginástica brasileira foi um dos destaques do Pan

Com show da GR, Brasil faz campanha histórica no Pan

O Paraná contribuiu muito para a histórica campanha do Brasil na edição 2023 dos Jogos Pan-Americanos que foram encerrados no último domingo em Santiago, Chile. A principal contribuição veio da Ginástica Rítmica que dominou a competição garantindo 100% das medalhas de ouro em disputa.

A atleta de Toledo, Maria Eduarda Alexandre foi campeã nos aparelhos arco e maças, além de uma prata nas fitas. Cascavel também esteve representada. Ana Paula Vergutz chegou às finais na canoagem velocidade, ficando com a quinta colocação. Agora, ela volta o foco para a preparação da disputa da vaga para a Olimpíada de Paris.

No geral, o Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 com a melhor campanha de sua história. O país obteve 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, e encerrou o evento no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. O desempenho brasileiro supera o de Lima-2019, quando foram obtidas 169 medalhas, sendo 54 de ouro.

O país conquistou 36 vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, além de garantir dois índices de salvaguarda na natação, totalizando 38 novos nomes. Ao fim dos Jogos Pan-Americanos a delegação brasileira para Paris já elenca 144 atletas e a expectativa é que a delegação seja mais numerosa que aquela de Tóquio, com 301 atletas.

Foto: Ricardo Bufoli/CBG