Cascavel – Mais três ambulâncias voltaram a circular e atender a população ontem (4), após o caso vir à tona nesta terça-feira (3), quando o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi pessoalmente ao Parque de Máquinas para resolver problemas de gestão de frotas. Paranhos chegou a afirmar que o problema foi mesmo de gestão. “E está provado aqui que faltou gerenciamento”, disse o prefeito em vídeo nas redes sociais. A situação veio a público após uma reunião de um grupo de vereadores com o secretário de Saúde na segunda-feira (2), quando foram informados que, das 19 ambulâncias, 13 estavam paradas, sendo que 9 por condições precárias dos pneus.
O secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, admitiu que “pode ter ocorrido um erro de gestão”, mas que ele seguiu as determinações que foram dadas pelo setor da Gestão de Frota do Município, já que quando algum veículo apresenta problema mecânico, é este setor que decide se elas podem rodar ou dão o encaminhamento para o conserto. “Eu tinha uma declaração por escrito e estava seguindo a determinação da equipe”, declarou.
Ele disse que a Secretaria Municipal de Saúde tem mais de 150 veículos e que a manutenção é periódica, sendo que existe um controle da frota realizado pelo o próprio motorista responsável de repassar as demandas para que dá o encaminhamento para o setor responsável. Segundo Miroslau, às vezes acaba ocorrendo um acúmulo, como foi o fato das ambulâncias.
Além disso, o secretário falou ainda que estavam aguardando a licitação de pneus que atrasou e, por isso, não tinha como resolver o problema. Questionado sobre o fato da denúncia partir do próprio Paranhos, Bailak disse que o prefeito não sabia do fato, mas reiterou que além das 6 que estavam rodando, tinham ainda as ambulâncias dos serviços do Samu e do Siate. “Este tipo de problema não é previsível, mas se quiserem chamar de problema de gestão, eu assumo”, completou.
Relembre o caso
A reportagem do Jornal O Paraná trouxe na edição de ontem (4) o “puxão de orelha” do prefeito Paranhos. A fiscalização feita por ele pôde ser acompanhada em live nas redes sociais do prefeito, quando ele confirmou o atraso na licitação para a aquisição de pneus, porém, inconformado, afirmou que a situação poderia ser facilmente resolvida e solicitou o remanejamento de pneus das ambulâncias com problemas mecânicos e de outros veículos inservíveis para que pudessem ser utilizados.
Foto: Secom