RIO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira que todo alimento que contenha mais de 0,1% de lactose em sua composição deverá ter a expressão ?Contém lactose? no rótulo. Todos os alimentos disponíveis no mercado precisam atender a nova regra em até dois anos.
Os fabricantes poderão usar os termos ?baixo teor de lactose? quando o tipo de açúcar for reduzido para valores entre 100 miligramas e 1 grama a cada 100 gramas do alimento.
Segundo o órgão, o limite de 100 miligramas para cada 100 gramas ou mililitros do produto foi definido ?com base na experiência de outros países que já adotam esta regulação há bastante tempo, como Alemanha e Hungria?.
?Esse limite tem se mostrado seguro para as pessoas com intolerância à lactose. A Anvisa ainda considerou a existência de laboratórios de controle de qualidade que possuam capacidade de identificar a lactose em tais níveis?, afirmou a agência.
TRÊS ROTULAGENS
Com a regra, há três tipos de rotulagem necessárias para a lactose: ?zero lactose?, ?baixo teor? ou ?contém lactose?.
Segundo a Anvisa, apenas os estabelecimentos que preparam os alimentos ? sem embalagens ou embalados no próprio ponto de venda a pedido do consumidor ? não estão obrigados a informarem sobre o conteúdo de lactose.