Cascavel – O vice-prefeito, Renato Silva, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, participaram sexta-feira (25) da abertura do II Congresso de Turismo Riquezas do Oeste, que acontece ainda neste sábado (26) no Centro Cultural Gilberto Mayer. O evento conta com a participação de 60 associados, entre municípios, prefeituras, empreendedores e empresários ligados ao turismo, através da Adetur (Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná).
“O Município de Cascavel tem em seu DNA a abertura de portas, dando oportunidade para os empreendedores. Nossa região é rica por natureza e todo esse potencial pode ser conhecido através do turismo. Este seminário é uma forma das pessoas descobrirem nosso potencial”, destacou o vice-prefeito, Renato Silva.
Para a secretária Hivonete Piccoli, Cascavel tem tido um olhar para um turismo integrado pelos municípios que fazem parte da Adetur, Riquezas do Oeste. “Cascavel tem sido referência no crescimento e expansão do turismo, seja nas modalidades urbanísticas ou rurais. Este congresso é a capacitação para que as pessoas valorizem o turismo da forma como ele precisa ser valorizado”.
“Nossa intenção é criar mais oportunidades para que nosso público possa ouvir mais sobre turismo, tirar dúvidas, aprender mais e despertar para novos empreendimentos ou fortalecer os empreendimentos existentes, contribuindo com o turismo na região”, frisou Graciele Schubert Kühl, presidente da Adetur.
Novo passo
Neste segundo Congresso de Turismo e primeira conexão das Instâncias de Governo do Sul do Brasil (IGRs), serão realizadas palestras sobre sustentabilidade e economia criativa, educação para o turismo, roteirização, criação de roteiros, acesso a fundos de fomento e oficinas, network, visitas técnicas a uma propriedade rural em Sede Alvorada que investe no turismo rural, Autódromo Internacional de Cascavel Zilmar Beux, Festa da Orquídea e do Peixe de Maripá. “O Paraná, no primeiro semestre de 2023, foi o segundo estado que mais gerou negócios na área de turismo no Brasil. Pensando no Paraná, no cenário nacional, é um bom momento para dar um passo além”, disse a presidente da Adetur.
Alessandra Xavier, assessora técnica da Secretaria de Estado do Turismo, destacou a importância de eventos como este realizado em Cascavel para incrementar ainda mais o turismo no Paraná. “É muito importante a gente conseguir visualizar o turismo na região como forte e é importante o segmento de turismo de negócios e eventos. O turismo rural também se destaca na região. Eventos como este enriquecem o potencial de turismo na região, envolvendo todos os municípios. Hoje, o estado tem 19 regiões turísticas, e a região turística do oeste se destaca bastante no segmento de turismo de eventos e rural”.