Economia

Lote 1 foi arrematado “sem briga” e pedágio no Oeste chega antes

Lote 1 foi arrematado “sem briga” e pedágio no Oeste chega antes
São Paulo – Sem disputa e em sessão pública que durou menos de 20 minutos, o grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A.) apresentou um desconto de 18,25% na tarifa por quilometro rodado e arrematou o Lote 1 da nova concessão das Rodovias Integradas do Paraná, o PR Vias, em leilão realizado na tarde de sexta-feira (25), na B3, Bolsa de Valores de São Paulo.
Com já havia sido adiantado pelo jornal O Paraná, apenas duas empresas apresentaram propostas para concorrer ao lote. O primeiro envelope aberto foi o da empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, que apresentou 18,25% de desconto sobre a tarifa base, que era de R$ 0,10673. O segundo envelope aberto foi da empresa Consórcio Infraestrutura PR, que apresentou um desconto de 8,30% sobre a tarifa. Como as propostas de desconto foram superior a 10%, não houve a disputa no viva voz e o leilão foi encerrado.
Com o desconto de 18,25% oferecido pelo grupo Pátria, a tarifa chegou a R$ 0,08725 na pista simples. Isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).  A empresa vencedora ainda terá que desembolsar R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), a título de aporte para garantir as obras previstas no edital.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, comemorou o leilão da nova concessão. “É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul”, disse Ratinho Junior. “Nós encerramos um capítulo triste com as antigas concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e inovadora”.
Falta de disputa
Durante todo o processo da nova concessão o governador Ratinho Junior (PSD) reiterou diversas vezes que a modelagem e o tipo de leilão na B3 iria contemplar uma “forte disputa” entre as empresas, contudo, com apenas duas propostas apresentadas para o Lote 1, não foi o que foi visto. A expectativa é que para os próximos lotes haja mais concorrentes.
O leilão do Lote 1 deixou ainda alguns questionamentos sobre a nova modelagem das concessões do Paraná, em especial ao degrau tarifário de 40% após a empresa vencedora realizar a duplicação dos trechos previstos no edital, ou seja, depois que essas obras forem concluídas, a empresa poderá, automaticamente aumentar o valor da tarifa em 40%.
Valores
De acordo com um levantamento sobre os valores das tarifas que serão praticados no início da nova concessão em relação com a anterior, a praça de pedágio se São Luiz do Purunã que tinha uma tarifa de R$ 9,60 passará a ter uma tarifa de R$ 8,37; Lapa que antes era de R$ 15,30, terá uma tarifa de R$ 10,53 no início da nova concessão; Porto Amazonas que antes era R$ 15,30, será R$ 10,53; Imbituva e Irati que tinham a tarifa de R$ 13,40 no final da concessão anterior, irão iniciar a nova concessão com uma tarifa de R$ 9,65 e R$ 9,83, respectivamente.
Lote 1: 473 km de rodovias
A nova empresa arrematou 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná e deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de investimento no total. O contrato será de 30 anos.
Ministro dos Transportes confirma
que pedágio chega antes no Oeste
Após a sessão de leilão, o ministro dos Transportes Renan Filho, confirmou que a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) deverá encaminhar para o TCU (Tribunal de Contas da União) até o final de setembro mais dois lotes da nova concessão, o Lote 3 que passa pela região do Norte Pioneiro e o Lote 6, que abrange rodovias da região Oeste e Sudoeste do Paraná. “Ate o final de setembro a gente encaminha para o TCU os lotes 3 e 6 do Paraná para quando o TCU autorizar a gente publicar novos editais”, disse o ministro.
A expectativa de realizar os leilões dos dois lotes no primeiro semestre do ano que vem. Inicialmente, pelo cronograma da ANTT, os lotes 5 e 6 que passam na região Oeste seriam os últimos a irem para leilão, contudo, a pedido do governo do Estado, o Ministério dos Transportes alterou a ordem, para adiantar o leilão do Lote 6.
O lote 6, compreende a BR-163, entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques; a BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava; R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483 na região Sudoeste, até Pato Branco, o lote tem uma extensão total de 659,33 km.