Automóveis

Porsche Vision 357 Speedster: encontro entre o purismo e a eletromobilidade

Porsche Vision 357 Speedster: encontro entre o purismo e a eletromobilidade

A Porsche marca o 30º aniversário do famoso Festival da Velocidade em Goodwood em grande estilo com o Porsche Vision 357 Speedster. O novo carro-conceito é o modelo irmão do Porsche Vision 357, com o qual a fabricante de carros esportivos lançou suas comemorações de aniversário. Em termos de design, uma homenagem ao 356. Tecnologicamente, o Porsche Vision 357 Speedster totalmente elétrico é baseado no 718 GT4 e-Performance. No geral, a Porsche exibe mais de 15 modelos novos e clássicos no terreno do Duque de Richmond em West Sussex. Um dos destaques é o 356 No. 1 Roadster, o primeiro esportivo da marca. Seis vencedores de Le Mans também estão em exibição para os fãs de carros esportivos.

“O Porsche Vision 357 é um aceno para a primeira linha de modelos da história da Porsche, o carro esportivo dos sonhos de Ferry Porsche. E como o 356 se estabeleceu na memória coletiva da marca como um conversível e um coupé, a mesma lógica se aplica ao carro-conceito”, diz Michael Mauer, vice-presidente de estilo da Porsche. “O Porsche Vision 357 Speedster incorpora a essência da marca. Prazer de condução e dinâmica de condução combinados com uma forma extremamente purista. Assim como o Mission X que apresentamos há algumas semanas, este modelo demonstra que, mesmo com novos genes de design, o DNA da Porsche brilha”.

O Vision 357 Speedster é baseado na tecnologia do Porsche 718 GT4 e-performance. Assim, os motores elétricos e a tecnologia da bateria vêm do Mission R e o chassi do 718 GT4 Clubsport. Após sua estreia mundial em Goodwood, o carro-conceito será exibido na edição 2023 do evento Rennsport Reunion nos EUA, no final de setembro.

Pára-brisas encurtado

O carro-conceito tem o para-brisa curto e atarracado típico de um speedster, dando ainda mais ênfase à carroceria monolítica do carro. Abrangendo o lado direito do carro está uma capota unilateral comum em carros esportivos conversíveis. O encosto de cabeça do motorista parece suspenso no ar devido ao elemento de proteção em caso de capotamento em carbono posicionado logo atrás dele.

O conceito bicolor com dois tons de cinza (Marble Grey e Grivelo Grey Metallic) é inspirado em precursores históricos do automobilismo, como por exemplo os para-lamas dianteiros usados para proteção contra pedras e as asas dianteiras, que apresentam a cor mais escura. As rodas dianteiras também são pintadas em Grivelo Grey Metallic. Isso é complementado por contrastes em Miami Blue, por exemplo, nos mecanismos de liberação rápida no capô dianteiro.

Outros detalhes do design externo são familiares ao seu carro-conceito irmão: a indicação da luz de quatro pontos na frente apresenta um design redondo evocativo do Porsche 356. As luzes traseiras ficam atrás de uma matriz padronizada de pontos fresados na própria carroceria. Outro aceno para a primeira linha de modelos da Porsche é o padrão da grade vertical na parte traseira. A terceira luz de freio está integrada no design da grade.

A largura confere um design imponente e aumenta a estabilidade de direção. As rodas de 20 polegadas são feitas de magnésio e são equipadas com calotas de fibra de carbono e travas centrais. Visualmente, eles também lembram uma lendária roda Porsche: o 356 A e o 356 B com freios a tambor tinham aros com um círculo de parafuso notavelmente grande de 205 milímetros.

Cockpit purista

O interior é reduzido ao essencial e totalmente adaptado ao condutor. A posição rebaixada do banco é essencialmente esportiva. A concha do assento em carbono está integrada no monocoque. O banco é revestido em Racetex e adota o cinto de segurança de seis pontos na cor Miami Blue. O painel de instrumentos fica no topo da coluna de direção como uma superfície transparente. O volante de corrida exemplifica leveza, enquanto o amortecedor de impacto parece suspenso. Os controles individuais, por sua vez, revisitam a cor de destaque Miami Blue do exterior.

O painel tem acabamento em fibra de carbono. Como alternativa a um porta-luvas convencional, as alças Miami Blue na parte superior direita podem ser usadas para prender acessórios. As tiras de tecido simples substituem as maçanetas convencionais, economizando peso.

Fotos: Divulgação