Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

ADI
ADIPR

Fórum estadual

O 1º Fórum de Hidrogênio Renovável (H2) do Paraná acontece nesta quarta-feira (3) no Museu Oscar Niemeyer, às 9h, em Curitiba. O evento trará anúncios sobre a política estadual para a área a serem feitos pelo governador Ratinho Junior e painéis temáticos que irão tratar de produção, competitividade, inovação e demandas de longo prazo. Durante o evento, serão apresentados os próximos passos para a estruturação do Plano de Hidrogênio Verde do Paraná, com a contratação do serviço de assessoria especializada na área, com subsídios técnicos para elaboração de proposta comercial.

 

Segurança nas escolas

Pesquisa realizada pela Radar Inteligência aponta que 98,1% dos paranaenses se posicionam de maneira favorável ao aumento de segurança promovido pelo Governo do Paraná no entorno das escolas. Logo após o episódio de Blumenau, Ratinho Júnior apresentou medidas que envolvem treinamento de docentes, contratação de psicólogos, implementação de novos dispositivos de alerta das forças de segurança e o deslocamento de 5,6 mil policiais militares para fiscalizar as escolas da rede estadual nos 399 municípios.

 

Pacto pela proteção

Há duas semanas, o governador aderiu ao pacto nacional pela proteção da educação, junto a representantes do governo federal, líderes dos demais Poderes da República, governadores e vice-governadores dos outros 25 estados e do Distrito Federal. O Paraná também desenvolveu um Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná, que se reúne periodicamente para avaliação das ações e direcionamento de esforços.

 

Saldo positivo

O Paraná registrou em março superávit na balança comercial pelo terceiro mês consecutivo. Houve saldo positivo de US$ 288 milhões na diferença entre o volume exportado e importado em março, o que representa 50% de todo o acumulado de US$ 570 milhões na balança comercial paranaense nos três primeiros meses do ano. O resultado em março coloca o Paraná como líder de exportações na Região Sul, responsável por 42% de todas as vendas para fora do país dos três estados juntos.

 

Exportação

Em março, a economia paranaense exportou mercadorias e serviços para 175 países. Aproximadamente 43% das vendas estão concentradas em cinco países. O destaque é a China, para onde foram mais de 21% das mercadorias negociadas no mês. A Argentina foi o segundo destino (9%), seguida por Estados Unidos (6%), México (4%) e Japão (3%). Os itens mais vendidos foram soja (28% do total), carnes (20%), material de transporte (9%), madeira (6%) e cereais (5%).

 

Paraná produtor

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Produz aproximadamente 4,4 bilhões de litros por ano. A região dos Campos Gerais é uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Os municípios com maior produção na região são Carambeí, Castro e Arapoti, com sistema produtivo predominantemente via cooperativas.

 

Safra 2022/2023

A produção da safra 2022/2023 no Paraná pode atingir 47,12 milhões de toneladas em uma área de 10,84 milhões de hectares, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Os dados atualizados do Deral confirmam que a produção de soja será recorde, com expectativa de produção de 22,37 milhões de toneladas em 5,76 milhões de hectares.