Política

Informe da Redação

Cidadão honorário

Deputados estaduais do PL apresentaram na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que concede ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cidadania honorária do Paraná. Na justificativa, os parlamentares afirmam que “Bolsonaro foi e continua sendo o presidente mais amado pelo povo paranaense de todos os tempos, isso pode ser constatado pela última votação em 2022, onde recebeu 62,40% dos votos válidos”.

 

Tarifa Sanepar

A Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) apresentará os resultados dos estudos da 2° Revisão Tarifária Periódica da Sanepar em audiência pública na próxima terça-feira (18). A população terá oportunidade de debater e apresentar contribuições à proposta de estrutura tarifária e nova tarifa da Sanepar. Ao todo, foram recebidas 688 contribuições em quatro consultas públicas.

 

Conecta399

O Governo do Paraná realiza hoje (12) o programa “Conecta399 – Conectando Projetos ao Futuro”, que vai auxiliar agentes públicos municipais na preparação e elaboração de projetos para editais nacionais e internacionais. O Programa faz parte de uma inovadora política estadual de apoio aos municípios na captação de recursos.

 

No STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, decidiu que é competência da Corte tratar da notícia-crime apresentada pelo advogado Rodrigo Tacla Duran, que acusou o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil) de extorsão no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-procurador da República e atual deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) também foi citado.

 

Pedido negado

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral negou, por unanimidade, um pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o ministro Alexandre de Moraes fosse afastado de um processo envolvendo o ex-mandatário. O pedido era baseado em um gesto feito por Moraes durante o julgamento de um processo envolvendo lives de Bolsonaro, em 27 de setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral.

 

Lula na China

O presidente Lula desembarca hoje (12) na China com a intenção de reatar as relações diplomáticas e políticas com o governo de Xi Jinping. O objetivo da viagem é atrair investimentos na China para o Brasil, além de discutir possíveis saídas para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e avançar em acordos comerciais, tecnológicos e climáticos.

 

Alckmin presidente

Antes de o avião presidencial decolar da Base Aérea de Brasília ontem (11), Lula transmitiu o cargo de presidente ao vice-presidente Geraldo Alckmin. A viagem à China é a quarta visita internacional de Lula após a posse neste terceiro mandato. Após o encontro na China, Lula terá compromissos nos Emirados Árabes Unidos.

 

Câmara Mirim

A Câmara de Cascavel aprovou o projeto de resolução que institui a Câmara Mirim, para crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. O programa tem o objetivo de “fomentar a educação para a democracia”. Crianças entre oito e 11 anos de idade, regularmente matriculadas no 4º ou no 5º ano do ensino fundamental, tanto da rede pública como privada poderão participar da iniciativa.

 

Cirurgias eletivas

Os deputados estaduais Marcio Pacheco (REP), Deputados Gugu Bueno (PSD) e Batatinha (MDB), diante do quadro relacionado as cirurgias eletivas em Cascavel e Região Oeste, protocolaram requerimento direcionado à Secretaria Estadual da Saúde, solicitando que seja empreendido esforços visando a redução das filas de espera, diminuindo assim o tempo que os pacientes devem aguardar para a realização de suas cirurgias. Segundo o Conselho Municipal de Saúde de Cascavel, a fila de espera pode chegar a cerca de 12 mil pessoas.