RIO – Quatro dos onze candidatos à prefeitura do Rio usaram na manhã desta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita no rádio para criticar o governo e apresentar propostas sobre educação e transporte.
Eleições Rio Líder nas últimas pesquisas de intenções de voto, Marcelo Crivella (PRB) concentrou seu horário na rádio para atacar o governo, dizendo que a qualidade dos serviços públicos foi esquecida nos últimos quatro anos.
? Na educação do Rio, o que há é muita propaganda para maquear os números e poucos resultados de verdade ? afirmou, convidando os eleitores a conhecerem suas propostas no site da campanha.
Alessandro Molon (Rede), por sua vez, usou seu pouco tempo para dizer o que falta na educação:
? Educação total, em tempo integral. O que falta na educação: creche para todos, tecnologia nas escolas, plano de carreira e melhores salários para os professores.
Pedro Paulo (PMDB) enalteceu as obras de mobilidade feitas pelo atual governo e prometeu, caso seja eleito, construir mais um BRT, Transurbana, de Deodoro a Leopoldina, além de concluir o BRT TransBrasil (Deodoro-Centro), ampliando o corredor expresso até Santa Cruz.
? O BRT leva conforto para as famílias. As pessoas podem chegar mais cedo em casa ? comentou.
Ex-secretário municipal e estadual de Transporte, Carlos Osório (PSDB) criticou a racionalização dos ônibus e prometeu suspender e reorganizar as linhas, se eleito.
? A racionalização das linhas de ônibus não deu certo. Proposta concreta: vou suspender a racionalização, rever tudo, ouvindo o usuário e aí a gente segue ? disse.
Em tom bem-humorado, Índio da Costa (PSD) usou como jingle um funk, com o refrão “Acabou o caô, o Índio chegou, o Índio chegou”. Já Marcelo Freixo (Psol) usou seus 10 segundos para se apresentar com um samba. Flavio Bolsonaro (PSC) convidou os eleitores para as ruas e redes sociais.
Já a candidata Jandira Fegahli (PT) valorizou o papel da política e a democracia participativa:
? Não tem volta. Nós, mulheres, não voltaremos para o tanque. Os negros não voltarão para a senzala nem os LGBTs voltarão para o armário. No século XXI, o único caminho para a civilização é mais democracia, mais diversidade, mais inclusão, mais transparência e mais controle no orçamento público ? afirmou Jandira.
Este ano, em razão da reforma eleitoral, a propaganda será mais curta. O período foi reduzido de 45 para 35 dias, terminando no dia 29 de setembro.
A propaganda para os candidatos a prefeito será veiculada em dois blocos de 10 minutos, de segunda a sábado: 7h às 7h10m e de 12h às 12h10m nas emissoras de rádio; e de 13h às 13h10m e 20h30m às 20h40m na TV. Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias da semana, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação, das 5h à meia-noite.