Cotidiano

Apae de Cascavel: doação de ovos de páscoa marca o Dia do Autismo

Fachada da Apae de Cascavel
Feijoada Solidária será vendida para ajustar nas custas mensais da instituição

A páscoa será mais doce para os alunos atendidos pela Apae de Cascavel. Durante a programação alusiva ao Dia de Conscientização do Autismo, nesta segunda-feira, a Cacau Show fará a distribuição de 650 ovos de páscoa na instituição. A iniciativa conta com a parceria do Rotary Integração. Ao todo, serão 510 ovos de chocolate da Cacau Show para os alunos atendidos pela Apae e mais 140 para o contraturno (saúde).
A entrega será feita nesta segunda-feira, a partir das 8h, no ginásio de esportes da instituição. Segundo Maurício Bioni, que juntamente com a esposa, Roseli Bioni, representam sete lojas Cacau Show em Cascavel, atender a Apae com essa campanha era um sonho antigo. “É uma forma de valorizar o trabalho feito pelos profissionais e a evolução dos alunos atendidos”. A Cacau Show realiza essa campanha nacionalmente. Neste ano, serão distribuídos 200 mil ovos de chocolate em todo o Brasil.
Comemorado no domingo, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem o objetivo de promover o diagnóstico precoce do desenvolvimento de pessoas com o TEA (Transtorno do espectro autista).
A cor azul represente a maior incidência de casos nos homens. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, vários monumentos espalhados pelo mundo são adornados e iluminados de azul. O quebra-cabeça representa a complexidade do autismo. A fita de conscientização – além de trazer o quebra cabeça, suas peças, são em cores diferentes isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. Trata-se de um transtorno global do desenvolvimento, também chamado TEA – Transtorno do Espectro Autista que se propaga por toda a vida. Tem como característica alterações significativas na comunicação, interação social e no comportamento da pessoa. Costumam aparecer antes dos 03 anos de idade e podem ser percebidos pelos pais nos primeiros meses de vida.
O diagnóstico é clinico, realizado através de observações diretas do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis realizada por médico psiquiatra ou neurologista. A prevalência e de 1% da população. Hoje, são 2 milhões de autistas no Brasil.

(Assessoria de Imprensa da Apae)