Cotidiano

Mais de 100 voluntários integram a Defesa Civil em Cascavel

Hoje é Dia Internacional da Proteção Civil e o trabalho dos voluntários é fundamental para ajudar as pessoas em momentos de situação de desastres

Mais de 100 voluntários integram a Defesa Civil em Cascavel

Hoje, 1º de março, é o Dia Internacional da Proteção Civil. Cascavel conta com um programa de voluntários na Defesa Civil, onde pessoas oferecem seu tempo e carinho para ajudar aqueles que precisam de apoio em situações de desastres.

A Defesa Civil propõe uma atitude nobre para as pessoas: serem uma mão amiga para muitos que, por diversas razões, vivem dramas com o advento de um desastre.

“Eu não posso fazer a diferença no mundo todo, mas posso fazer a diferença na vida de uma família atingida por um desastre. Estudos franceses do século XVIII apontam que só é humano de verdade quem é capaz de estender a mão a quem precisa no momento mais difícil”, diz Marcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil.

Em Cascavel, a Defesa Civil atende desde 1997 e hoje conta com mais de cem voluntários que ajudam os cascavelenses em situações que exigem a nobreza do voluntariado, como arrecadação e distribuição de donativos como alimentos, roupas, telhas, lonas, entre outros.

O trabalho desses voluntários é fundamental para ajudar as pessoas a recomeçarem suas vidas a partir de uma situação desastrosa.

Qualquer pessoa pode se cadastrar como voluntário indicando suas habilidades e sua disponibilidade de dias e horários. No caso da pessoa física, o único pré-requisito é que seja maior de 18 anos.

Quando houver necessidade do apoio dos voluntários, a Defesa Civil Estadual fará contato através do e-mail cadastrado e de outras redes. Por isso, é muito importante manter o cadastro atualizado.

Para aqueles que têm interesse ser voluntário, basta se cadastrar no site www.defesacivil.pr.gov.br e oferecer seu tempo e carinho para aqueles que precisam.

Fonte: Secom