Política

Informe da Redação

Última parcela

A Itaipu Binacional vai pagar hoje (28) a última parcela da dívida para a construção da usina binacional, no valor de US$ 115 milhões. O pagamento representa a quitação do compromisso financeiro contraído há quase 50 anos. No período, foram assinados mais de 300 contratos de financiamentos, com cerca de 70 credores (brasileiros, paraguaios e de outros países), com o aval do governo brasileiro.

 

Solenidade

Para marcar o fim da dívida, a Itaipu programou um evento. O encontro reunirá diretores de Itaipu, conselheiros e autoridades dos dois países, entre elas, o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira. Essa será a primeira viagem de Silveira à usina binacional desde que ele tomou posse no ministério, no início do ano.

 

Comandos das comissões

O Senado Federal deverá definir a maioria dos comandos das comissões permanentes nessa semana. Parlamentares e dirigentes de siglas e blocos irão participar de uma reunião com o presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), para a definição.

 

Alcolumbre na CCJ?

Ao que tudo indica, o senador Davi Alcolumbra (União Brasil) deverá ser reconduzido ao comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a comissão mais importante da Casa.

 

Gabinete paralelo

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) está liderando uma iniciativa da oposição para criar um “gabinete paralelo” com a finalidade de  fiscalizar os atos do governo do presidente Lula (PT). Segundo informações, o objetivo é formar um grupo de dez deputados que ficariam responsáveis por acompanhar de perto as ações de dez ministérios mais importantes e com maior volume de verbas.

 

Reforma tributária

O grupo de trabalho criado para analisar a reforma tributária (PEC 45/19) deverá se reunir hoje (28), para apresentação do plano de trabalho do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Apesar de não avançar sobre o texto da proposta, Ribeiro afirmou que a reforma focará na tributação sobre o consumo. “É um projeto de interesse do Estado brasileiro com impacto que vai mudar a vida de cada cidadão no seu dia a dia” ressaltou.

 

Gestão eficiente

O governador do Paraná Ratinho Junior se reuniu ontem (27) com a equipe de secretários para alinhar as metas da gestão do novo mandato no Governo do Paraná. A principal orientação é um trabalho firme na redução dos gastos para ampliar a eficiência da máquina pública nos seus diversos programas.

 

Consórcio de Educação

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, reuniu-se com o vice-presidente da associação, presidente do Ciedepar e com o consultor da CNM para discutir o fortalecimento do consórcio de Educação dos municípios e a pauta de reivindicações das prefeituras do Estado no campo da Educação.

 

Moção de Aplauso

A Câmara de Cascavel aprovou uma Moção de Aplausos ao ex-presidente da APAE de Cascavel, Nilson Silva, em reconhecimento pelos 20 anos de voluntariado prestados na Apae e pela gestão como presidente da entidade no período de 2020 a 2023.

 

Moradias para idosos

A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 160/2023, que institui o Programa Municipal ‘Condomínio Caridoso’, com o intuito de oferecer moradia a idosos de baixa renda, mediante a permissão de uso à Cohavel de 32 unidades habitacionais, em quatro blocos com oito casas cada.