O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) retomou nesta segunda-feira (27), os procedimentos eletivos depois do mutirão de cirurgias de emergência no feriadão de carnaval em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Cerca de 100 procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência foram realizados no HUOP.
Os pacientes que devem passar pelas cirurgias começaram a ser avisados na sexta-feira (24) pelo setor do ambulatório hospitalar, responsável pelo agendamento das cada procedimento cirúrgico, seguindo o fluxo normal das eletivas na próxima semana.
De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, toda cirurgia eletiva é agendada e programada, mas, podem acontecer de procedimentos de urgência e emergência chegarem no pronto socorro do hospital e serem priorizadas.
“Os pacientes que estão com as cirurgias agendadas recebem atendimento médico durante o internamento pré-operatório e o procedimento é realizado no próximo horário ou no dia seguinte de acordo com a disponibilidade de cada especialidade. A gente tenta minimizar ao máximo o reagendamento das cirurgias eletivas, mas, quando chegam pacientes em situação de urgência e emergência, são esses os procedimentos priorizados pelo hospital por conta do risco de perder a vida, terem infecções, ou problemas no pós-operatório maior trazendo risco de sequelas”, explicou Muniz.
Crédito: Assessoria de Comunicação Social