Eric Granado está pronto para retomar a rotina das competições. O piloto viajou sábado (28) do Brasil para a Europa, onde irá iniciar a preparação para a temporada 2023, na qual competirá simultaneamente nos Mundiais de MotoE e de Superbike – este último em sua temporada de estreia.
Com a primeira etapa da Superbike agendada entre 24 e 26 de fevereiro, em Phillip Island, Austrália, Eric terá nesta semana seu primeiro contato do ano com a moto Honda CBR1000RR-R da equipe japonesa Midori International Engineering (MIE) Racing, time satélite da Honda no Mundial.
O piloto brasileiro de 26 anos estará nesta terça (31) e quarta (01) em Portimão, Portugal, onde a MIE realizará dois dias de testes para que Granado possa conhecer mais sua nova superbike. O compromisso seguinte será na Austrália, onde um teste oficial acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro – mesma semana da primeira etapa da temporada 2023 da categoria.
“Consegui descansar bastante agora no fim do ano, e tive muito apoio de amigos e torcedores nesta passagem pelo Brasil”, disse Granado. “Vou levar toda essa força e positividade comigo para iniciar o trabalho nesta semana em Portugal. Mas estou me mantendo focado e fazendo a minha parte. Mesmo nas férias nunca deixei de cuidar da preparação física e também de ter contato com motos de corrida para me manter em forma. Este ano promete ser um dos mais puxados da minha carreira. É também uma das temporadas que mais quero disputar. Estamos bem otimistas”, completa Granado.
Sobre o teste em Portimão, o piloto brasileiro tem objetivos claros. “Vou focar em entender mais a eletrônica da minha nova Honda e trabalhar nos acertos que a equipe precisar”, diz ele. “Para isso, esperamos que não chova, já que o meu primeiro teste no fim do ano passado, em Jerez, foi no molhado – e não foi possível explorar o potencial máximo da moto. De qualquer maneira, vamos com tudo. Será um ano longo.”
Longa viagem
Com as etapas do Mundial de Superbike e da MotoE em 2023, Eric terá ao todo 19 finais de semana de competição em 2023, começando em fevereiro e terminando em novembro ou dezembro – em pista e data ainda não anunciadas pela Superbike.
Granado é o atual vice-campeão mundial de MotoE, pela equipe LCR E-Team, que ele voltará a defender em 2023. O início dos trabalhos na categoria estão programados com testes de pré-temporada, de seis a oito de março (Jerez) e de três a cinco de abril (Catalunha) – ambas em território espanhol.
No entanto, como a segunda etapa do Mundial de Superbike termina no dia 5 de março, Granado terá uma grande jornada de volta à Espanha, partindo do circuito de rua de Mandalika, situado em Lombok, uma das 17 mil ilhas do arquipélago indonésio.
A viagem somará mais de 12.700km até Barcelona ou, para termos de comparação, cerca de 1.000km a menos que a distância entre Brasília e Teerã, no Irã, oeste da Ásia. Com as conexões e trajetos terrestres obrigatórios, o brasileiro só chegará ao local dos primeiros testes da MotoE com um dia de atraso.
Confira o calendário de competições de Eric Granado para 2023 (Data, País, Pista, Etapa, Mundial):
26 de fevereiro Austrália Phillip Island 1ª etapa Superbike
05 de março Indonésia Mandalika 2ª etapa Superbike
23 de abril Holanda Assen 3ª etapa Superbike
07 de maio Espanha Aragão 4ª etapa Superbike
12 de maio França Le Mans 1ª etapa MotoE
04 de junho Itália Misano 5ª etapa Superbike
11 de junho Itália Mugello 2ª etapa MotoE
18 de junho Alemanha Sachsenring 3ª etapa MotoE
25 de junho Holanda Assen 4ª etapa MotoE
02 de julho Inglaterra Donington Park 6ª etapa Superbike
30 de julho República Tcheca Most 7ª etapa Superbike
06 de agosto Inglaterra Silverstone 5ª etapa MotoE
20 de agosto Áustria Red Bull Ring 6ª etapa MotoE
03 de setembro Espanha Barcelona 7ª etapa MotoE
10 de setembro San Marino Misano 8ª etapa MotoE
24 de setembro Espanha Barcelona 9ª etapa Superbike
01 de outubro Portugal Portimão 10ª etapa Superbike
15 de outubro Argentina San Juan Villicum 11ª etapa Superbike
Novembro ou Dezembro A confirmar 12ª etapa Superbike
Crédito: Divulgação