Economia

IPTU: Contribuintes têm até 20 de janeiro para garantir 15% de desconto com pagamento online

Boleto já está disponível e pode ser acessado por meio do Portal Cidadão

No município, mais de 8,5 mil famílias já têm esse direito garantido automaticamente. Quer saber se você se encaixa no perfil? Confira
No município, mais de 8,5 mil famílias já têm esse direito garantido automaticamente. Quer saber se você se encaixa no perfil? Confira

O pagamento do IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano) tem novidade em Cascavel. Pela primeira vez, os contribuintes poderão ter 15% de desconto sobre o valor do tributo, desde que o pagamento seja feito até o dia 20 de janeiro de forma online, conforme o decreto 17.266. O boleto já está disponível e pode ser acessado por meio do Portal Cidadão.

O  objetivo da iniciativa é incentivar o pagamento à vista e também estimular o contribuinte a fazer seus pagamentos online, para gerar uma economia na emissão dos boletos. Os custos de impressão e entrega serão reduzidos.

Já para quem optar em fazer o pagamento como nos anos anteriores, a quitação do tributo à vista poderá ser feita até o dia 12 de abril, com 10% de desconto somente no IPTU. O contribuinte também terá a opção de pagar parcelado, em até nove vezes, neste caso sem juros. A partir de março, os carnês serão enviados às residências dos cascavelenses que não fizeram o pagamento em janeiro.

Outros tributos como a Taxa de Lixo e Taxa de Proteção a Desastres e Contribuição de Iluminação Pública também terão vencimentos no dia 12 de abril, mas também já estão disponíveis para pagamento de forma online.

A Secretaria de Finanças reforça que não houve reajuste nos valores do IPTU, apenas a correção da inflação, que é feita por conta da atualização da UFM, a Unidade Fiscal do Município de Cascavel, que teve um acréscimo de 4,78%. A UFM passou de R$ 52,65 para R$ 55,17.

Crédito: Secom