Cotidiano

Cascavel: 82.243 multas de trânsito já foram ‘flagradas’ pelos radares durante 2022

Cascavel: 82.243 multas de trânsito já foram ‘flagradas’ pelos radares durante 2022

Cascavel – Os radares eletrônicos que estão espalhados em diversos pontos em Cascavel se tornaram, no segundo semestre deste ano, verdadeiros “olheiros da imprudência” dos motoristas, flagrando infrações durante as 24 horas do dia. Um balanço publicado pela esta semana pela Transitar apontou que de julho a novembro deste ano, os radares identificaram um total de 82.243 infrações que se transformaram em multas de trânsito.

Em 2021, a cidade terminou o ano sem fiscalização, já que o contrato com a empresa que prestava o serviço encerrou no começo de dezembro de 2020, e após a conclusão da licitação e assinatura do contrato, a nova empresa iniciou a instalação dos novos equipamentos nos 47 pontos determinados pela Transitar apenas em julho deste ano. De lá para cá, os números só aumentaram, sendo motivos de preocupação para a Transitar que mantêm uma campanha permanente para conscientização dos condutores.

No primeiro mês de fiscalização, quando nem todos equipamentos estavam ainda funcionando, foram 10.791 infrações. Em agosto, o número subiu para 14.776, passando para 18.747 em setembro, 18.242 em outubro e dando mais um salto para 19.687 em novembro. Ainda faltam os dados de dezembro para fechar balanço do ano, que sai apenas na segunda quinzena de janeiro de 2023.

Velocidade alta

A infração que lidera o ranking de multas é o excesso de velocidade, que infringe o artigo 218 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Nesses cinco meses foram 40.730 multas dessa natureza. Em segundo lugar com 29.816 multas está a conversão à esquerda que é proibida nas três principais avenidas da cidade que tem o tráfego dos ônibus do transporte público. Esta infração passou de 7.754 multas em outubro para 9.499 em novembro, um salto de cerca de 22%, um número bem considerável.

Os radares flagram a tradicional “viradinha em ninguém ver” (conversão a esquerda nas avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco), mas que coloca o motorista em risco e ainda causa uma grande quantidade de acidentes envolvendo principalmente os ônibus do transporte público. Este tipo de infração que fere o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro, é uma multa grave no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. Em Cascavel, existe um total de dez cruzamentos que estão sendo monitorados com equipamentos capazes de identificar esse tipo de situação.

Em terceiro lugar no ranking com 9.244 multas está o avanço do sinal vermelho. Pelo artigo 208, avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração gravíssima, com valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.