Educação

Rede municipal: Carteira de vacinação atualizada é obrigatória para matrícula

Rede municipal: Carteira de vacinação atualizada é obrigatória para matrícula

Cascavel – Os pais que forem efetivar a rematrícula dos filhos ou fazer uma nova matrícula na rede municipal de ensino, terão que estar atentos, já que um dos documentos obrigatórios permanecer ou entrar nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educ ção Infantil) é a apresentação da carteira nacional de vacinação atualizada, que deve ser retirada na unidade de saúde. Nesta semana a Semed (Secretaria Municipal de Educação) divulgou o calendário de matrículas da rede que tem diversas datas específicas.

Cristina Colleoni Cavalca, gerente da Divisão de Documentação Escolar e Estatística da Semd, reforçou que a apresentação do documento deve ser observada com antecedência para que os pais não deixem para a última hora e venham perder os prazos. A medida atende a uma lei municipal e estadual e é seguida pela a Semed. “Como o documento tem validade para um ano, a secretaria pede que os pais tragam a declaração da unidade atualizada, já que é necessário seguir o calendário nacional”, explicou.

Segundo a gerente, a partir do dia 1º de novembro, a Semed vai começar a entrar em contato com os pais para matrículas da fila de espera. A expectativa é que das cerca de 5 mil crianças da fila, pelo menos 2 mil sejam chamadas para retirar a declaração de vaga, por isso, é importante manter o cadastro atualizado no Cadun (Cadastro Único de Vagas para Cmeis), que vai passar a entrar em contato com os pais que estão aguardando a vaga.

Rematrículas

Para os alunos que já pertencem à rede municipal, o processo de rematrícula ocorre quase que automaticamente e as famílias devem ficar atentas aos recados da unidade escolar quando solicitarem a renovação de documentos com o comprovante de endereço e declaração de vacinação em dia, além da assinatura dos termos de matrícula, processo que ocorrerá entre os dias 7 a 9 de novembro.

Já quando o aluno está ingressando na rede ou sai do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) para o ensino fundamental, é necessário que as famílias se atentem às datas e especificidades de cada faixa etária. Além disso, as crianças que forem completar 4 anos até o dia 31 de março de 2023 estarão em idade escolar obrigatória e devem ser matriculadas.

As famílias que ainda não têm os filhos cadastrados na lista de espera por vagas, agora podem fazer o cadastro de forma online ou junto à equipe do Cadun e, para isso, é preciso agendar horário para o atendimento, nos números 4001-2861 ou 4001-2840.

Pré-escola e 1º ano

Nos dias 10 e 11 de novembro acontecerá a matrícula para a pré-escola, para os alunos que já são da rede municipal ou aqueles encaminhados pelo Cadun. De 16 a 18 de novembro é a vez de matricular os alunos que vão para o 1º ano, e 21 e 22 de novembro ocorrerão as matrículas por transferência, para os alunos das escolas municipais, sendo necessário apresentar a Declaração de Matrícula da escola de origem.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, com o retorno do atendimento administrativo nas escolas, também haverá matrícula por transferência para alunos de outras redes ou de outros municípios, conforme disponibilidade de vagas. Para os alunos de outras Redes de Ensino, que ingressarão na Rede Municipal, no Ensino Fundamental, poderão ser realizadas as matrículas após o dia 23 de Novembro.

+++

Rede estadual de ensino já está efetivando matrículas

Na rede estadual de ensino as matrículas já estão abertas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula e seguirá até o dia 31 de outubro. Assim como vem sendo realizado nos anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online através da “Área do Aluno”, plataforma na qual também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.

A matrícula inicial ou rematrícula deverá ser feita por meio da opção “Matrícula Online”, após a conferência e/ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal. Quem entrou no ensino médio neste ano e irá para a segunda série em 2023 terá um processo um pouco diferente. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, ele terá a oportunidade de escolher qual será o itinerário formativo que irá cursar na segunda e terceira séries.

Luciana Paulista, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, disse que a novidade deste ano é que estão sendo abertos cincos novos cursos técnicos, de agenciamento de viagens, estética, marketing, programação de jogos digitais, planejamento e controle da produção, que atenderão alunos de Cascavel e da região.