Educação

Cascavel abre chamamento público para vagas nas “atividades extras”

Proposta é atender cerca de 4 mil crianças em tempo integram em 2023

Cascavel abre chamamento público para vagas nas “atividades extras”

Cascavel – A Secretaria Municipal de Educação abriu um chamamento público, que é um processo de seleção de organizações da sociedade civil, para contratar profissionais para prestarem atendimento no Programa de Educação em Tempo Integral das escolas municipais de Cascavel. Das 64 escolas da cidade, atualmente, 27 escolas disponibilizam o tempo integral e outras duas com atividades complementares. Para 2023, o Município trabalha com expectativa de ampliar as atividades para 33 escolas em tempo integral e outras três escolas com atividades complementares.

A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, disse que as atividades extracurriculares são importantes para os alunos, já que trabalha com a criatividade, o que tem relação direta com o desempenho do aluno em sala de aula. “Também temos um diferencial que é a quantidade de refeições, já que a criança que fica em tempo integral tem acesso a cinco refeições diárias. Sabemos que o projeto é importante e na medida do possível vamos aumentando”, disse.

O valor total do chamamento é de R$ 6,8 mi para todo o ano letivo de 2023 e com isso, deve atender um total de 4 mil crianças e outras 400 nos projetos complementares. São oferecidos aos estudantes 12 modalidades diferentes, de acordo com a escolha feita pela instituição, nas áreas de artes cênicas, artes visuais e música, instrumental, coral, artes marciais, dança, ginástica e jogos. Entidades que quiseram celebrar o termo de cooperação para desenvolvimento das atividades laboratórios devem enviar as propostas até o dia 26 de outubro para a Secretaria de Educação de Cascavel.

Para o próximo ano devem permanecer as mesmas atividades deste ano, ampliando algumas aulas nas modalidades de dança e ginástica. A que tem maior investimento é a oficina de música com um total 2,1 milhões, seguida de artes cênicas e visuais, com R$ 1,3 milhão. As propostas serão analisadas até o começo de novembro, sendo que a divulgação dos resultados do chamamento está programada para o dia 8 de novembro. As parcerias devem iniciar no começo de fevereiro do próximo ano.

“Não temos profissionais no quadro de servidores com formação específica para o desenvolvimento das atividades na educação em tempo integral e atividades complementares das escolas da rede pública municipal, por isso, precisamos fazer a contratação”, explicou a secretária.

O edital está disponível no Diário Oficial do Município que pode ser acessado pelo portal cascavel.atende.net

Foto: Arquivo/Secom