Educação

Pós-Graduação da Unioeste tem qualidade reconhecida em nova publicação do CAPES

Pós-Graduação da Unioeste tem qualidade reconhecida em nova publicação do CAPES

Cascavel – Os Programas de Pós-Graduação da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) cresceram e se destacaram consideravelmente na avaliação dos Programas de Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior, o CAPES.

O Processo avaliou 49 áreas de conhecimento, entre o período de 2017 e 2020, e dos 33 programas de pós-graduação exclusivamente administrados pela Unioeste, 16 obtiveram elevações de conceito e 16 mantiveram o conceito já conquistado na avaliação do quadriênio anterior. A Unioeste possui ainda outros cinco programas de pós-graduação que são administrados por IES (Instituições de Ensino Superior) parceiras, na forma de rede nacional ou em associação. Destaque para os seguintes dados: 11 Programas da Unioeste estão com conceito 5, e um elevou de 5 para nota 6.

Dos 33 programas administrados pela instituição, 48,5% elevaram seus conceitos, dos quais 18,2% subiram de conceito 3 para 4; 27,3% de conceito 4 para 5 e 3,0% atingiu conceito 6. Outros 48,5% dos PPGs que mantiveram os conceitos da avaliação quadrienal 2013-2016,

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Sanimar Busse, houve um avanço muito significativo que deve fortalecer e projetar a Unioeste no cenário nacional e internacional “Os Programas nota 4 poderão submeter à CAPES propostas de cursos de doutorado para avaliação e os nota 5 entram em uma outra fase, de consolidação das pesquisas e das atividades, principalmente quanto ao impacto na sociedade e internacionalização”, detalhou Busse, completando que “este resultado é o reflexo do trabalho desenvolvido por professores, alunos e agentes universitários. Há um avanço importante na Pós-Graduação que nos coloca dentro de Centros de Excelência de Pesquisa e Pós-Graduação”.

Os resultados alcançados pela pós-graduação stricto sensu da Unioeste são fruto da publicação científica qualificada e do número de laboratórios de ensino e de pesquisa, que permitem o desenvolvimento de inovação tecnológica, a criação e a participação em ambientes internos e externos de inovação, com a ampliação da formação de redes de pesquisa nacionais e internacionais e a adoção de novos modelos de interação, o que levam a relacionamentos de caráter inovador e com impacto social.

Nos últimos anos, a Unioeste tem buscado e observado maior número de parcerias, levando o conhecimento teórico obtido pelos alunos na pós-graduação para resolução de problemas práticos do cotidiano das empresas.

Foto: Assessoria