Cascavel – O Bicentenário da Independência do Brasil tirou o brasileiro de casa ontem, 7 de Setembro. Em Cascavel, a população prestigiou a volta do tradicional desfile cívico-militar que foi suspenso em 2020 e 2021, por conta da pandemia. Para este ano, a Prefeitura de Cascavel e entidades envolvidas organizaram o que está sendo classificado como o maior já realizado na história da cidade.
A confirmação da realização do desfile só foi possível na manhã de quarta-feira, quando o sol aparece depois de uma terça-feira (6) de chuva intensa, que se estendeu pela noite madrugada, com registros até de granizo. Com o tempo ameno, o público completou a decoração “verde e amarela” do palco do desfile que foi realizado na Avenida Brasil, entre as ruas Carlos de Carvalho e Carlos Gomes.
De acordo com a comissão organizadora, a expectativa foi atingida com recorde de público. As cerca de 40 mil pessoas que acompanharam o desfile, superando o público de 35 mil espectadores de 2019, antes da pandemia. No total, foram mais de 250 pessoas trabalhando nos bastidores para que o evento fosse realizado, que teve ainda atrações como carros antigos, mais de 150 animais da cavalaria, veículos militares, motoclubes, jipeiros e a Banda do Exército. As comemorações começaram por volta das 16h, com a recepção do fogo simbólico em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Maior do interior
Neste ano de comemoração de Bicentenário, a maior delegação que desfilou pela Avenida Brasil foi a do Exército Brasileiro. Cascavel recebeu o maior desfile do interior do estado, sendo superado apenas para a capital Curitiba, devido a importância da data. A corporação contou com um total de mil homens de toda a região, 80 viaturas, sendo 40 blindados, incluindo novas viaturas que desfilaram pela primeira vez.
De acordo com o major Fábio Morais, chefe da comunicação social da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a orientação de fazer um “belo desfile” veio diretamente de Brasília e, Cascavel como sede da Brigada, teve um empenho ainda maior. “Estamos contando com militares de várias cidades da região para comemorarmos como a data merece”, completou.
Além do Exército, mais 60 entidades participaram do desfile, reunindo cerca de 12 mil pessoas na Avenida Brasil.
Desde janeiro
A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, lembrou que os trabalhos de organização do desfile foram iniciados ainda no mês de janeiro, e que a mudança de horário de manhã para a tarde agradou para 2023, será estudada a possibilidade de manter a mudança. Devido ao horário, uma iluminação extra foi instalada pelo prolongamento da avenida, sendo uma atração extra para o evento.
“Com certeza este é o maior desfile cívico-militar da história da cidade e que está sendo prestigiado pela a população”, disse a secretária que reforçou ainda que eles ficaram muitos felizes com o tempo que mudou de terça para quarta-feira, ficou bonito e que deu a possibilidade de um desfile a altura da data. “Estamos gratos pelo tempo que ajudou e muito para este espetáculo”, reforçou.
Aprovação
Quem prestigiou o desfile aprovou a comemoração. A aposentada Elsi Sirtoli, 63 anos e pioneira, disse que sempre gostou dos desfiles da Independência, que desde pequena participou da fanfarra da escola e dos desfiles e que neste ano não poderia deixar de prestigiar. “É uma festa linda e que como brasileira eu sempre estive, este ano, com uma alegria maior e sem pandemia”, salientou.
Vilma Mota chegou há apenas 15 dias na cidade vindo da cidade de Manaus, estado da Amazônia e já foi prestigiar o evento. “Estou adorando a cidade, vim para trabalhar e já estou empregada, com carteira assinada. A cidade é linda, limpa e estou gostando muito. Fico feliz em participar desse desfile tão importante”, festejou.
A grande bandeira brasileira que estava içada no meio da Praça da Bíblia também fez parte do cenário e esteve logo atrás do palco deixando o cenário ainda mais bonito. A bandeira nacional estava flamulando com o auxílio de um guindaste, a uma altura de 51 metros. A bandeira tem 20 metros de comprimento por 14 metros de largura.
Foto: Secom
+++
Com ameaça ao prefeito, segurança foi reforçada
Um fato que chamou a atenção no desfile foi o reforço na segurança que ocorreu no palco principal utilizado pelas autoridades. Durante a quarta-feira (7) o prefeito Leonaldo Paranhos recebeu uma série de ameaças pelas redes sociais e, por isso, esteve durante todo o desfile com um colete balístico. As ameaças foram de um servidor público que foi identificado e conduzido pelas as equipes policiais para a 15ª SDP (Subdivisão Policial) para as medidas cabíveis.
Sobre o desfile o prefeito disse que a mudança do horário foi uma vontade dos próprios pais, já que muitas famílias ficam de manhã envolvidos nos afazeres domésticos. “Neste ano temos um algo a mais para comemorar o civismo, a nossa pátria, sem bandeiras partidárias. É um momento do país e que precisa ser respeitado com muito patriotismo. Estamos felizes porque deu tudo certo e a população compareceu”, comemorou.