O prefeito Leonaldo Paranhos assinou na manhã dessa sexta-feira (5) um anteprojeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores instituindo o “Prêmio Mérito à Vida”, um incentivo financeiro que tem o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Saúde à população de Cascavel durante a pandemia da Covid-19.
Todos os 2.387 servidores receberão um incentivo financeiro que será pago em parcela única no mês de janeiro de 2022.Os recursos, na ordem de aproximadamente R$ 1,2 milhão, serão do Fundo Municipal de Saúde.
O bônus integra a Política de Valorização do Servidor Público. Para o prefeito Paranhos, reconhecer o trabalho que toda a estrutura de saúde proporciona é uma obrigação não só do Município, mas de toda a população.
“Nós não podemos esquecer esses longos dias, semanas, meses, dois anos de trabalho e de muita pressão. Lembrando que eles não são máquinas, são seres humanos que têm os mesmos medos que nós temos, as mesmas fragilidades e que tiveram, nesse período, a disposição para enfrentar o vírus e atender a população”, diz o prefeito.
O secretário de Saúde Miroslau Bailak destaca que todos os trabalhadores da área pública se desdobraram nos últimos 18 meses por conta das alterações que a pandemia trouxe.
“Os trabalhadores da Secretaria de Saúde passaram do ponto. Se dedicaram de uma maneira totalmente eficaz, totalmente pronta para o atendimento 24 horas por dia. Encontramos servidores que ultrapassaram todos os requisitos mínimos necessários no atendimento à saúde da população. Nada melhor do que fazer uma singela e justa homenagem”, enfatiza.
Certificados
Ainda na manhã dessa sexta-feira (5), os servidores da saúde foram homenageados com um certificado de reconhecimento, durante solenidade realizada no Senac onde também aconteceu uma palestra com o tema “ Qualidade de vida, desenvolvimento humano e valorização pessoal e profissional”, ministrada pela palestrante Sandra Santos. Os certificados foram entregues para os coordenadores e encarregados de setores que irão retransmitir a homenagem às equipes.
Ana Paula Barboza, coordenadora do programa de Endemias, diz ser muito importante a todos os servidores da equipe esse reconhecimento. “É muito importante ouvir que você tem esse valor, é muito importante saber que você está dedicando o seu trabalho e está sendo visto de alguma forma”, afirma.
A servidora Marisa Alves de Souza Andrade, coordenadora de uma unidade de saúde, disse estar se sentido honrada com a homenagem. “Acho que todo o servidor da saúde merece ser abraçado hoje, nesse dia tão especial, porque todos lutaram, foram guerreiros e praticaram aquilo que eles sabem fazer de melhor: servir a população”, afirma.
Valter Luiz Pereira Guimarães, coordenador da Cafi, afirma que todos os servidores públicos de alguma forma ou outra deram sua contribuição para o enfrentamento da pandemia, mas os trabalhadores da saúde tiveram uma participação mais intensa, até porque estavam em contato direto com o vírus.
“Esse momento é imensurável, é um reconhecimento a todos os servidores pelo trabalho incansável. Todos se dedicaram nesse período, tão desgastante, que todos os servidores da saúde passaram”, afirmou.
(Secom)